Propostas com aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-01 23:31:24 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Preencher a Cena: Desenho Cenográfico Experimental para Teatro

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Os recentes avanços nas tecnologias digitais têm permitido que as artes performativas adaptem os seus processos de modo a criar artefactos performativos cada vez mais realista e imersivos. Assim, o uso de efeitos especiais feitos à medida têm-se tornado mais frequentes, permitindo a criação, desenho e desenvolvimento performances que exploram a interseção entre o físico e o virtual.
No contexto do teatro contemporâneo, tem sido possível desenvolver cenários e experiências performativas que até há pouco tempo eram inimagináveis. Assim, técnicas como video mapping e holografia têm vindo a ser exploradas para criar peças cada vez mais ricas e imersivas para a audiência e, paralelamente, aumentar as possibilidades criativas de guionistas, encenadores e actores. Porém, devido às características performativas das artes teatrais (movimentações não planeadas, improviso, etc.), o controlo e encenação destes efeitos em tempo real são uma tarefa multidisciplinar, complexa e morosa que envolvem múltiplos técnicos de diferentes áreas(som, luz, design). Estas características constituem, então, uma barreira para um uso mais alargado destas técnicas nos dias de hoje.
Nesta dissertação procura-se explorar técnicas de design generativo, visão por computador e de projeção de vídeo para criar uma prova de conceito de um sistema que permita um uso mais ágil deste tipo de efeitos especiais. Os efeitos especiais empregados pelo sistema vão reagir e interagir com a plateia e/ou o autor. Além disso, poderão ser explorados efeitos de espacialização sonora. O sistema desenvolvido será, depois, empregado numa peça de teatro.

Objetivo

O objetivo principal desta dissertação é desenhar e desenvolver um conjunto de efeitos especiais interativos e reativos que possam ser usados em tempo real numa peça de teatro (ainda por definir). Na desenho e desenvolvimento dos efeitos especiais serão usado utilizadas técnicas de design generativo/algorítmico, visão por computador e projeção de vídeo. Os efeitos poderão ser projctados no palco (fundo ou chão) ou em superfícies específicas (transparentes ou não) colocadas no palco e/ou na plateia. A peça final resultante será encenada e produzida pelo grupo de teatro Renascer (Sanguinheira, Portugal).
Numa primeira fase, será realizada uma investigação sobre aplicação de efeitos especiais interativos e/ou reativos em artes performativas. Mais tarde será escolhido um texto dramático e desenvolvida um guião para uma peça em que esse tipo de efeitos seja empregado. Posteriormente, um sistema que permita a aplicação dos efeitos será desenvolvido. Por fim, a peça será encenada e apresentada publicamente.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 01—Revisão bibliográfica referente ao estado de arte do uso de efeitos específicas nas artes performativas com enfoque nas artes teatrais
Fase 02—Investigação sobre técnicas computacionais utilizadas na construção e design de efeitos visuais
Fase 03—Definição das técnicas/abordagens a explorar
Fase 04—Escolha do texto dramático e criação do guião
Fase 05—Preparação do relatório intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 06—Desenho e desenvolvimento do sistema e dos efeitos visuais
Fase 07—Experimentação com o sistema
Fase 08—Encenação da peça
Fase 09—Apresentação da peça
Fase 10—Escrita da Dissertação e disseminação dos resultados obtidos

Condições

O trabalho será desenvolvido no CMS/CISUC, onde haverá acompanhamento regular por parte dos orientadores. Se necessário, o aluno terá acesso contínuo a um espaço de trabalho.

Observações

O estágio é orientado, no DEI, por Pedro Martins (pjmm@dei.uc.pt) e co-orientado por Sérgio Rebelo (srebelo@dei.uc.pt)

Orientador

Pedro José Mendes Martins
pjmm@dei.uc.pt 📩