Propostas com aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-01 20:45:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Experiências no Desenho de Cartazes em Movimento Interactivos

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Desde sempre, o Design Gráfico adaptou-se às novas possibilidade oferecidas pelos avanços tecnológicos da altura. Assim, progressivamente, a interactividade e a participação têm-se tornado parte dos processos de Design Gráfico. O design de cartazes não é excepção. Recentemente, designers gráficos começaram a explorar o potencial das tecnologias digitais para desenvolver formas inovadoras de apresentar a informação em cartazes. Os «cartazes em movimento» são um exemplo claro disto. Embora alguns destes tipos de cartazes sejam apenas versões animadas dos cartazes tradicionais, outros apresenta-se como sistemas que se integram com a audiência, possibilitando uma experiência mais rica e imersiva a quem os observa. Neste sentido, tecnologias de design generativo e/ou visão por computador oferecem um enorme potencial para expandir as fronteiras visuais deste novo meio.
Nesta dissertação será explorado o uso de tecnologias computacionais para gerar cartazes. Os dados serão obtidos do ambiente através de dois tipos de processos: (i) directo, utilizando técnicas de visão por computador e de leitura do ambiente; e (ii) indireto, através do uso de dados de contextuais do ambiente. Assim, como resultado, será desenvolvido um conjunto de cartazes em movimento interativos que exploram tecnologias computacionais e diferentes dados do ambiente para definir «movimento.»

Objetivo

Desenvolvimento de um conjunto de cartazes em movimento utilizando técnicas de leitura do ambiente (directas e indirectas). Os dados recolhidos serão utilizados para definir a posição, animação e forma dos vários elementos que constituem os cartazes. Numa primeira fase, será realizada uma investigação sobre (i) a história do desenho de cartazes e (ii) técnicas de desenho generativas/algorítmicas no contexto de design gráfico. Mais tarde, serão desenvolvidos vários protótipos de cartazes interativos. No desenvolvimento destes cartazes serão utilizados métodos de design generativo, visão por computador e computação física.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1—Revisão bibliográfica referente à história da tipografia e do design de cartazes;
Fase 2—Investigação sobre técnicas computacionais utilizadas no domínio do design gráfico;
Fase 3—Primeiras experiências e estudos com as tecnologias a utilizar;
Fase 4—Preparação do relatório intermédio;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5—Definição das técnicas/abordagens a explorar e da temática base para a série de cartazes;
Fase 6—Desenvolvimento de protótipos de cartazes interativos;
Fase 7—Experimentação com os protótipos desenvolvidos e refinamento;
Fase 8—Escrita da Dissertação e disseminação dos resultados obtidos;

Condições

O trabalho será desenvolvido no CMS/CISUC, onde haverá acompanhamento regular por parte dos orientadores. Se necessário, o aluno terá acesso contínuo a um espaço de trabalho.

Observações

O estágio é orientado, no DEI, por Sérgio Rebelo (srebelo@dei.uc.pt) e co-orientado por Artur Rebelo (arturr@dei.uc.pt) / Daniel Lopes (dfl@dei.uc.pt)

Orientador

Sérgio Rebelo
srebelo@dei.uc.pt 📩