Propostas com aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-01 22:12:56 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Identidade Visual e Website para a cidade de Vila Real

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Atualmente, cada vez mais é necessário que as cidades criem uma identidade visual que as caracterize, lhes dê notoriedade e as distinga das demais. Para atrair investimentos e novos habitantes, tanto a nível nacional como a nível internacional, as cidades devem comunicar ativamente as suas qualidades. Assim, é importante que para uma cidade como a de Vila Real seja criada uma identidade visual reconhecível, adequada ao seu desenvolvimento constante e adaptável a todo o tipo de material promocional e que, com o passar do tempo, esteja preparada para qualquer tipo de evento futuro que se vá realizar dentro do seu limite geográfico, quer no espaço físico, quer no espaço tecnológico, através do website e da divulgação nas redes sociais.
Ainda que Vila Real, para além de uma capital de distrito, seja vista como um município o foco principal deste projeto é a cidade e para tal o sistema de identidade vai se basear no seu meio urbano que por si só é uma representação de todo o município conjugando a tradição com a modernidade.

Objetivo

O objetivo deste projeto foca-se na criação de uma identidade visual e a sua aplicação no design do website. Como esta proposta exige a criação de uma imagem que seja o símbolo quer da cidade, quer das pessoas que lá vivem terá de existir, previamente, um trabalho de campo com a população local de forma a encontrar o ponto de equilíbrio entre o lado clássico e tradicional com os elementos modernos e progressivos da cidade.
É esperado que a identidade desenvolvida funcione bem em todas as escalas e contextos e que seja construída uma imagem versátil e adaptável às várias aplicações necessárias assim como a aplicações futuras.
Para além da criação de materiais promocionais para as redes socias, está prevista ou a criação de um website ou a reestruturação do website já existente de forma a que a presença digital da cidade seja elevada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte;
Fase 2 - Investigação (trabalho de campo);
Fase 3 - Estudos da identidade visual e do website; Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 - Desenvolvimento da identidade visual e do website;
Fase 6 - Aplicação da marca e criação do manual de identidade;
Fase 7 - Testes de usabilidade do website e recolha de reações do público;
Fase 8 - Escrita da dissertação;

Condições

N/A

Observações

O Jorge Cardoso sera o co-orientador

Orientador

Paul David Hardman
phardman@dei.uc.pt 📩