Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-03 11:35:53 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

A Case Study in Generative Game Design

Local do Estágio

CISUC Interactive Media Lab

Enquadramento

No contexto do desenvolvimento de jogos digitais coloca-se com frequência a necessidade de produzir grandes quantidades de materiais audio-visuais. A satisfação da crescente necessidade de conteúdos com originalidade e qualidade para sustentar uma interacção continuada e a longevidade da relação do jogador com o jogo. A criação manual destes conteúdos (modelos e suas representações, composições visuais e sonoras, cenários de jogo, etc) é difícil e onerosa, sendo desejável encontrar soluções de natureza generativa e avaliativa automatizadas.

O objectivo deste estágio é a criação de um jogo multiplataforma original. A criação deste jogo constituirá uma oportunidade para conceber e ensaiar técnicas de geração automática de conteúdos (PCG) especificamente dirigidas ao cenário de jogo em concreto, bem como de uma concepção generativa do próprio modelo do jogo, a que chamamos de Generative Game Design.
A criação do conceito de jogo poderá ser inspirado em exemplos com um leque de regras simples, que permitam ser jogados em várias plataformas. Pretende-se que estes não dependam de dispositivos de controlo específicos, e que permitam estudar a recombinação de elementos como forma de originar novidade na experiência de jogo.

Objetivo

Concepção e desenvolvimento de um jogo original (multiplataforma) baseado num sistema de Generative Game Design:
a) estudo do estado da arte em geração dinâmica de conteúdos em jogos, e em outros âmbitos de design aplicáveis; Estudo das tecnologias de desenvolvimento aplicáveis, em particular para plataformas móveis/touch;
b) design e construção de um protótipo para ensaio do conceito;
c) avaliação da experiência de jogo (usability & playfulness);

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; Detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - Conceiving of a design proposal for the specific context, including game design, visual identity, interaction models and user interface draft; Mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

NA

Observações

NA

Orientador

Licinio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩