Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-03 10:07:49 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

beYou2 - Design UI/UX de uma interface para intervenção psicológica.

Local do Estágio

DEI-FCTUC + FPCEUC

Enquadramento

A literatura mostra que os adolescentes enfrentam desafios e pressões significativas na sua saúde mental e alerta que é urgente promover a saúde mental e bem-estar dos adolescentes, envolvendo escolas, famílias e comunidade, sendo fundamental implementar intervenções precoces, estruturadas, sustentadas e baseadas em evidências, para garantir melhores resultados de saúde mental, prevenir problemas de saúde mental e distúrbios específicos (como a depressão), melhorar a literacia em saúde mental, competências de autocuidado, procura de ajuda e atitudes positivas em relação às necessidades e dificuldades de saúde mental.
Em colaboração com investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, está a ser definida uma intervenção nas principais causas da sintomatologia depressiva nos adolescentes referidas acima, nomeadamente a qualidade das relações familiares e o desenvolvimento de competências nos adolescentes susceptíveis de diminuírem o risco de depressão.

Objetivo

Neste estágio pretende-se redesenhar a interacção de uma plataforma digital --já existente-- para facilitar a eficácia da intervenção descrita acima junto dos seus destinatários e apoiar a sua disseminação e sustentabilidade.

O design e interacção a desenvolver deverá suportar e promover uma perspetiva de gamificação, para suportar a divulgação, implementação e avaliação do projecto, incluindo a capacitação de técnicos para aplicarem os programas, bem como a criação de uma comunidade virtual que integra os diversos agentes da comunidade escolar, assim como os grupos de trabalho na escola e a equipa do projeto, e um fórum online para a comunidade SMS onde serão tratadas temáticas de interesse dos participantes.

Um dos aspectos característicos do estudo a desenvolver será o enfoque na usabilidade, já que os seus utilizadores finais (investigadores, professores e alunos do 3º ciclo, técnicos de saúde mental) não têm formação informática.

Trata-se de um trabalho intrinsecamente experimental e exploratório, dado que a plataforma já existe, mas espera-se uma melhoria significativa dos aspectos de design e interação para aumentar a sua eficácia junto do público-alvo.


Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Análise da plataforma actual.
- Especificação dos objectivos da solução a implementar junto dos investigadores e utilizadores finais.
- Gap analysis entre a interacção das funcionalidades actuais e a desejada.
- Estudo de alternativas de intervenção potenciais.
- Escrita do relatório intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O trabalho no segundo semestre será realizado em regime de sprints de duas a três semanas, com propostas de interacção seleccionadas, seguida da definição dos objectivos da sprint seguinte.

-Escrita de um artigo de duvulgação sobre o percurso e solução encontrada.
-Escrita do relatório final.

Condições

N/A

Observações

A plataforma actual, baseada em Moodle, utiliza a stack tecnológica LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP), sendo expectável a necessidade de modificar cirurgicamente a plataforma actual, para além dos CSS da plataforma. Outras tecnologias suportadas pela plataforma (e.g. HTML5) poderão ser utilizadas.

Orientador

Mário Alberto da Costa Zenha Rela
mzrela@dei.uc.pt 📩