Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 15:10:10 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Desenho de uma app móvel bancária com gamification

Local do Estágio

Tangível - Usabilidade e Design de Interação (Instituto Pedro Nunes)

Enquadramento

A Tangível é a empresa pioneira em Portugal na área de usabilidade e design de interação. Se, por um lado, aposta forte nesta especialização, por outro não deixa de acompanhar outras áreas emergentes, que acabam por estar interligadas. Gamification é uma delas.
Um grande banco nacional, cliente da Tangível, procura aumentar a satisfação dos clientes de um dos seus produtos-bandeira. Acontece, no entanto, que os utilizadores têm revelado bastante dificuldade em compreender o produto em causa. Consequentemente, não conseguem tirar partido de todas as suas vantagens..
Para atenuar este problema, será desenhada uma app móvel, que permitirá ao utilizador poupar nas contas do dia-a-dia, ao mesmo tempo que é incentivado a utilizar o produto através de técnicas de gamification.
Este projeto é ideal para alunos que estejam curiosos em relação a este tema, uma vez que a Tangível dispõe, neste momento, de um “solo fértil” para que o possam explorar, com o bónus de se associarem a um cliente real e de renome.

Objetivo

Conceber, desenhar e testar a experiência de utilização de uma app móvel para um produto bancário, recorrendo a técnicas de User Experience Design e Gamification.
Planear e executar diversas atividades, típicas da metodologia user-centered design, tais como entrevistas contextuais, wireframes, prototipagem, testes com utilizadores, visual design, user surveys, etc.
No final, o estágio resultará numa prova de conceito, cujos fases e processos de criação, desenvolvimento e testes serão integrados na dissertação do aluno.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

– Preparação do ambiente de trabalho.
– Apresentação da cultura empresarial da Tangível e integração do aluno.
– Revisão da bibliografia, em particular, user-cendered design, gamification e game thinking.
- Formação do aluno relativamente aos princípios de usabilidade e design de interacção.
– Análise do produto bancário em causa e de estudos realizados sobre o produto.
– Elaboração do plano de atividades de user experience.
– Recrutamento de participantes para entrevistas e testes.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

– Execução do plano de atividades definido no 1º semestre.
- Desenho de wireframes, prototipagem, e teste da interface.
– Apresentação dos resultados ao cliente.
– Escrita da dissertação.

Condições

– Estágio não remunerado.
– Sincronização regular com a equipa da Tangível.
– Apoio da equipa da Tangível nas áreas de design e usabilidade.
– Não é necessária a presença diária nas instalações da Tangível.
- Não são necessários conhecimentos de programação.
– Horário flexível e adaptado às necessidades do aluno.
– Podem ser necessárias deslocações pontuais a Lisboa, à sede do banco.
– Possível admissão nos quadros da empresa mediante o desempenho do aluno.

Observações

Não são requeridos competências específicas de programação. Valorizam-se conhecimentos de Interacção com o Utilizador e Usabilidade, bem como experiência de design e na utilização de ferramentas de prototipagem e design vectorial, como o Adobe Illustrator. Dá-se valor a soft skills como capacidade de aprender rapidamente, gestão do tempo, facilidade em escrever e comunicar em geral, interesse pela área da usabilidade, capacidade para se colocar na pele do utilizador e humildade.

Orientador

José Campos
jcampos@tangivel.com 📩