Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-18 18:09:07 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Polemic Games

Local do Estágio

Lab C6.2

Enquadramento

O meio videolúdico tem vindo a vingar como um novo e promissor espaço de expressão cultural e criativa. Não obstante, e sobretudo no panorama nacional, escasseiam obras que superem a sua condição de objecto iminentemente lúdico, e visem como objectivo a consciencialização, divulgação e exploração de temas de relevância cultural, histórica e social.

Objetivo

Esta proposta tem como principal objectivo a concepção e desenvolvimento de um videojogo cujo design vise promover na sua audiência a discussão em torno de um tópico relevante para a comunidade. Pretende-se uma obra que dialogue com as tradições dos art-games, persuasive games, serious games, advergames, newsgames, etc, sem que no processo dispense de adquirir valor enquanto objecto plástico e de entretenimento.

O aluno deverá estudar exemplos estabelecidos de jogos com preocupações semelhantes, inteirar-se sobre as propostas teóricas no âmbito do jogos persuasivos, e aprender a usar métodos apropriados para o estudo e a validação do seu design.

Adicionalmente, deverá adquirir competências nas diversas áreas envolvidas no design e materialização de um videojogo: design de jogo, design gráfico, design de som, screenwriting, e programação para motores de jogo.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte
Fase 2 - Elaboração de uma proposta de design para o jogo
Fase 3 - Escrita da Proposta de Dissertação

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 4 - Produção de Assets.
Fase 5- Desenvolvimento de um protótipo jogável para demonstração de conceito.
Fase 6 - Experimentação e avaliação do protótipo: usabilidade, experiência do utilizador, interpretação do jogo.
Fase 7 - Escrita da Dissertação.

Condições

Trabalho decorrerá no laboratório de sistemas de informação, com acesso a desktop.

Observações

Os candidatos deverão ter:

- conhecimentos avançados de Ilustração e Animação ou Modelação e Animação 3D.

- conhecimentos mínimos de pelo menos uma linguagem programação de alto nível (java, javascript, c#, processing)

Orientador

Rui Craveirinha
rui.craveirinha@gmail.com 📩