Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 11:36:45 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

As Canções do Exílio

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Escrito em Coimbra, em 1843, pelo estudante brasileiro António Gonçalves Dias, "Canção do Exílio" é de longe o poema mais imitado de todos os tempos no Brasil. Desde o século dezanove até hoje, o texto tem inspirado milhares de paródias e pastiches, com novas variações a aparecer cada dia. Alinhado com o seu fundamento romântico-nacionalista, vários escritores, canónicos e não só, têm vindo a adaptar continuamente os seus versos desde a primeira publicação, glorificando as belezas da nação brasileira, a sua cultura e a sua geografia, mas não só. O poema também tem servido como um paradigma textual para a crítica ao Brasil, ao longo da sua história política tumultuosa. No entanto, somente nos últimos anos, com a ubíqua disponibilidade das ferramentas computacionais para a análise textual e o desenvolvimento de arquivos online de pesquisa, como a Hemeroteca Digital Brasileira e o Google Books, é que se tornou possível um olhar abrangente e compreensivo da rica história intertextual do poema. Este projecto procura construir um ambiente digital, dinâmico e denso, para a catalogação e exploração deste universo expansivo de palavras e ideias que envolvem a "Canção do Exílio".

Objetivo

O principal objectivo desta dissertação é a criação de artefactos visuais que explorem a evolução e distorção do poema "Canção do Exílio" ao longo do tempo. Pretende-se que os artefactos visuais desenvolvidos facilitem a análise das mudanças ocorridas na “Canção de Exílio” e a exploração das diferentes interpretações do poema, bem como das possíveis relações entre elas.

A exposição “Bird-Watching: Visualizações da Influência de ‘Canção do Exílio’”, cujo principal objectivo foi revelar as múltiplas interpretações do poema, serve como possível ponto de partida e referência para o seguimento do projecto.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=8Xjr_l23DF4

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Passo 1 - Revisão Bibliográfica
Passo 2 - Conceptualização do artefacto visual
Passo 3 - Prova de conceito e desenvolvimento de protótipo funcional
Passo 4 - Proposta de tese e plano de trabalho

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Passo 5 - Desenvolvimento dos artefactos visuais
Passo 6 - Experimentação e análise
Passo 7 - Refinamento
Passo 8 - Escrita da dissertação
Passo 9 - Divulgação

Condições

O trabalho será desenvolvido num laboratório de investigação do grupo CMS do CISUC, onde haverá um acompanhamento regular por parte dos orientadores.

Orientador

Catarina Sofia Henriques Maçãs / Pedro José Mendes Martins
cmacas@dei.uc.pt 📩