Auto Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-24 03:48:59 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Concepção de Experiência de Serviço de Jogos Ubíquos

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A proposta de estágio insere-se no âmbito de trabalho em curso no Grupo de Sistemas de Informação do CISUC tendo como alvo a concepção de um serviço de Mixed Reality pervasive Gaming. Neste contexto existe já um esforço anterior do GSI no plano tecnológico e do ensaio de uma infraestrutura de definição e operação de jogos ubíquos. Neste contexto torna-se pertinente o projecto e ensaio de uma interface de serviço para criação e exploração dos jogos, visando os meios ou plataformas web e móvel.

Objetivo

Pretende-se com esta proposta de projecto contemplar o processo de Design de um Serviço online, incluíndo a análise do contexto de interação, o design de identidade e a especificação de um modelo de interface, e o ensaio do uso potencial do serviço. A proposta de serviço incluirá a concepção de uma interface web para o registo, criação de actividades, tagging de locais, e dimensão social entre os jogadores. A concepção da interface será orientada para o auto-serviço e o desenvolvimento de uma aplicação de geocaching (explorando os temas do património, animação cultural, etc) e exploração potencial de cenários de Mixed Reality para uma exploração lúdica.

O projecto seguirá uma metodologia de pesquisa através de ensaios de design, colocando em prática as técnicas actuais de concepção e avaliação de experiência de serviço, de interface, e de jogos, em contextos de engenharia de serviços online. Os principais produtos pretendidos para o estágio são:
a) uma especificação do modelo de serviço utilizando service model canvas e service blueprint;
b) projecto de identidade para o serviço de mixed reality (pervasive) gaming;
c) um protótipo (ou maquete demonstrativa) da interface de serviço e avaliação da experiência.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1-M2) State of the Art - análise do contexto de design de serviços, pervasive gaming, mixed reality, e plataformas web e móvel.
A2. (M3 - M4) Análise de Contexto - análise do contexto do desenvolvimento, identificação de stakeholders e personas, mapeamento de fluxos de interação, mapeamento da proposta de serviço.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A3. (M5 - M6) Desenho do Serviço - projecto de identidade para o serviço e definição de uma proposta de interface para web e móvel;
A4. (M7 - M9) Prototipagem - criação de um prototipo funcional ou de uma maquete demonstrativa do serviço com base em iterações mensais;
A5. (M9) Avaliação da Experiência - definição de modelo de avaliação com critérios e métricas, escolha da técnica adequada, preparação e execução dos testes, análise e conclusões.
A6. (M10) Escrita - Fecho da dissertação.

Condições

na

Observações

na

Orientador

Licínio Gomes Roque
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