Titulo Estágio
Narrativas Espaço-Temporais
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
O uso de sistemas de narrativa interactiva no design de jogos contemporâneo tem crescido, tornando-se cada vez mais comum o investimento na produção de conteúdos dinâmicos que oferecem sobretudo variedade e uma certa ambiguidade, em contraste com a tradicional linearidade inerente à narrativa clássica.
No entanto, existe uma contradição intrínseca entre os valores que suportam uma narrativa (causalidade e coerência interna) e os sistemas de jogo (agência do jogador, capacidade de intervenção/disrupção sobre a acção). Daí, procuram-se diferentes alternativas conceptuais e/ou tecnológicas capazes de equilibrar esta equação.
Objetivo
- O objectivo principal deste projecto será a proposta de design de videojogo que proponha um sistema narrativo interactivo inovador e que forneça uma experiência esteticamente interessante.
- Para este efeito, entende-se derivar inspiração de conceitos abordados em Física teórica, nomeadamente, Minkowski time, world-line, dimensões espaciais e temporais previstas pelas Teorias de Cordas, para dar contexto e fundamento a uma mecânica de exploração narrativa interactiva inovadora. O resultado pretendido é de, ao simular um universo físico em que as leis de causalidade possam ser distorcidas, propor ao jogador a exploração do espaço-tempo enquanto mecânica de jogo.
- Visa-se ainda a implementação de um protótipo videolúdico que materialize essa proposta de design, para efeitos de avaliação.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1: Revisão e investigação do estado da arte na área de narrativas interactivas; análise e síntese esquemática das diversas propostas de narrativa interactiva existentes; revisão bibliográfica dos conceitos de Física que servirão de inspiração ao design;
Fase 2: Elaboração de uma proposta conceptual para o videojogo; proposta de design de um sistema de narrativa interactiva; esboço do design videolúdico que a contextualiza
Fase 3: Elaboração da proposta e síntese da dissertação
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 4: Materialização da proposta de narrativa interactiva em protótipo de baixa fidelidade;
Fase 5: Design e Desenvolvimento de um protótipo do videojogo final;
Fase 6: Testes e avaliações de usabilidade e experiência de jogo; afinações e correções; reflexões sobre o valor do design proposto;
Fase 7: Elaboração da Dissertação final
Condições
Estágio auto-proposto pelo aluno Ernesto Cruz, nº estudante 2010126374
email: uc2010126374@student.uc.pt
Trabalho decorrerá no laboratório de sistemas de informação, com acesso a desktop.
Orientador
Rui Alexandre Neves Craveirinha
rui.craveirinha@gmail.com 📩