Propostas para selecção dos alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-22 17:13:32 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Design of a Portuguese Videogame as Cultural Artefact

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

Devido à globalização e digitalização da sociedade, aspetos da identidade cultural vão-se perdendo num mar de informação. Uma estratégia para minimizar este problema é a divulgação da cultura portuguesa em conteúdos digitais através de videojogos. Este é um meio já usado para popularizar a cultura americana e japonesa.
Alguns aspetos relevantes:
a) Portugal tem cerca de 900 anos de história, muita dela com relevo universal, motivos com grande interesse humano e social, que podem ser inspiradores para a criação de videojogos (potenciadores de um fenómeno de generativo de “lore”);
b) há um mercado para jogos que se baseiam em eventos históricos retratados com realismo (ex. Kingdom Come: Deliverance), e também para jogos que contam histórias fictícias na atualidade, retratando uma hipotética contemporaneidade dos países onde se situam (ex. Grand Theft Auto, Yakuza).

Objetivo

Pretende-se projetar e desenvolver uma demo de um videojogo que possa divulgar aspectos da cultura/história portuguesa através de:
a) tema ou narrativa de inspiração histórica, em volta de um período significativo;
b) design da jogabilidade e audiovisual, estilizados em diálogo com aspectos da cultura portuguesa;
c) aplicação de técnicas generativas como base para uma experiência consistente com economia de recursos.
O artefacto será desenvolvido em processo iterativo de design research, procurando acentuar a sua recepção como contribuição cultural.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; Detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - Conceiving of a design proposal for the specific context, including game design, visual identity, interaction models and user interface draft; Mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

Estagio a realizar no GSI/CISUC.

Observações

NA.

Orientador

Licinio Roque
lir@dei.uc.pt 📩