Propostas para selecção dos alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-22 17:33:35 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

O Design de Informação no Âmbito da Economia Verde

Local do Estágio

Avenida D Afonso Henriques 1825, 4450 017 Matosinhos

Enquadramento

De acordo com o desafio de Ursula Von der Leyen para uma Nova Bauhaus (2020) a Europa procura combinar os desafios das mudanças climáticas e fazer caminho para a sustentabilidade com bom design. O debate para a construção de novos métodos de construção e metodologias de design está lançado. E são necessárias respostas práticas à questão social de como pode a Europa viver em harmonia com a natureza, procurando tornar o século XXI melhor, mais saudável e humano.
A cidade de Matosinhos apostou no desafio de se transformar num laboratório vivo de energias verdes e de alcançar metas cada vez maiores de CO2 evitado. Todos os cidadãos são convidados a integrar modelos de vida com melhores opções para o ambiente evitando emissões de CO2. É necessário tangibilizar um novo paradigma – o da Valorização das Emissões Evitadas – Trata-se de abordar a questão de uma forma inovadora, sensibilizando o maior número de pessoas para o seu papel neste movimento, e usar elementos visuais acessíveis a diferentes tipos de audiências. O papel do Design de Informação é fundamental.

Objetivo

Pretende-se comunicar um conceito abstrato a um público diverso, de uma forma mobilizadora. Como tema para uma dissertação no mestrado de Design Multimédia sugere-se explorar a customização dos dados a diferentes audiências orientando sempre para os requisitos de cada interlocutor – empresas, pequenas comunidades, poder politico etc. No entanto não se pretende segmentação, mas inclusão de todos e mobilização. O trabalho deve contribuir para a transferência de conteúdos complexos baseado em dados produzidos por todos, em conceitos acessíveis com grande significado visual.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Numa primeira fase o investigador deverá fazer um trabalho exploratório junto de um publico alargado com diferentes níveis de literacia e sensibilidade à questão. Deverá compreender qual poderá ser seu contributo e o seu ganho (em termos de tipologia, frequência, origem) de dados. Deverá compreender aspetos da informação partilhada e recebida importantes para cada interlocutor em cada momento (por exemplo segurança ou certificação dos dados).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Numa segunda fase deverá explorar soluções visuais e testá-las junto dos principais intervenientes.
Finalmente a apresentação dos resultados deverá ser uma proposta de visualização de dados que ajudem os diversos interlocutores a compreender o conceito do AYR na sua plataforma de sustentabilidade - e o seu papel em cada momento nesta rede dinâmica, potenciando a sua participação ativa.

Condições

O CEIIA dispõe de valências a nível informático não tendo por enquanto algum tipo de software (tipo de Processing).
O candidato irá trabalhar numa equipe com apoio nomeadamente ao nível Gráfico ou Policy Intelligence. Agradecemos a colaboração dos docentes do Mestrado de Design Multimedia em especial o Prof Artur Rebelo.

Observações

Num mercado voluntario de carbono muitos dados são gerados - quando o objetivo é quantificar emissões evitadas – e mais dados são gerados se quisermos atribuir um crédito que possa ser transacionável. A pertinência dos dados é diferente para cada ator e é importante mostrar a co-criação de valor dos diferentes intervenientes.
Que analogias de representação serão mais adequadas a este conceito de mercado voluntario de carbono local? Qual o suporte adequado a cada interlocutor? Que outputs multimédia deverão ser usados em dispositivos móveis; em interfaces dos dispositivos de mobilidade;

Orientador

Maria Teresa Vasconcelos de Morais Sarmento Lopes
teresa.sarmento@ceiia.com 📩