Propostas para selecção dos alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-05 17:04:23 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Design de interação e realidade imersiva na aproximação do público à arte

Local do Estágio

Rua Sílvio Lima, 2020-290 Coimbra

Enquadramento

O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) é um centro de investigação com sede na Universidade de Coimbra. O ISR tem como objetivo global criar uma equipa de investigação multidisciplinar excelente, capaz de realizar investigação em diferentes áreas da ciência e tecnologia. O laboratório Sistemas Imersivos e Laboratório de Estimulação Sensorial (IS3L – is3l.isr.uc.pt) surgiu em 2019, com o propósito de explorar e resolver desafios relacionados com a compreensão humana, nomeadamente em paradigmas de interação, computação afetiva, comportamento humano & análise de emoções, Realidade Aumentada/Virtual ou mista (AR,VR,Mixed-Realities) e Computação Neuronal.
No contexto temático deste projeto, o foco incide sobretudo na área de design de interação, desde a concepção e implementação de mecanismos interativos para o propósito de interagir através do movimento humano, bem como a respetiva análise de comportamento e processo cognitivo. O design de interação e a realidade imersiva são áreas que integram a experiência do utilizador (UX) e que têm como propósito estabelecer um diálogo entre humano e meio virtual. A integração de experiências interativas e imersivas em espaços culturais e artísticos, proporcionam a criação de novas abordagens e aproximação do público. Apesar de diferentes espaços terem integrado estas tecnologias, como processo de aproximar novos públicos, é importante refletir o diálogo que se procura estabelecer entre participantes e transmissão de conhecimento, através das experiências mencionadas. A presente dissertação pretende despertar a atenção para o comportamento do ser humano, através da criação de uma instalação que será integrada em espaços de interação artística. Desta conjugação procura-se analisar qual o melhor processo interativo que foque a atenção total dos participantes durante a experiência, bem como analisar o respetivo comportamento e envolvimento dos mesmos. A realização deste trabalho pretende despertar o interesse pela temática envolvida, que agrega tecnologias emergentes ao papel primordial dos participantes, em experiências interativas e imersivas.

Objetivo

Pela importância que o design de interação e a realidade imersiva têm na sociedade moderna, bem como a integração dos mesmos em espaços culturais e artísticos, acreditamos que existe um desafio promissor no desenvolvimento deste trabalho. O estudo do mesmo incide numa forte componente de design, User Research, que procura compreender o comportamento, necessidades e motivações dos utilizadores, neste caso os participantes que vão experienciar a instalação. O presente trabalho culmina com a criação de uma instalação que funde o design de interação e a realidade imersiva. As ferramentas de design a integrar, bem como o formato final da instalação serão acordados entre aluno e orientadores. Os objetivos gerais deste trabalho são os seguintes:
1) Análise de Estado da Arte;
2) Esboço de ideias para instalação;
3) Desenvolvimento da parte prática;
4) Testes e correções;
5) Apresentação da instalação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos que se segue é apenas um esboço do que é pretendido, podendo o mesmo ser reestruturado.
Fase 1 - Pesquisa de trabalhos da área de design de interação e realidade imersiva, integrados em espaços culturais e artísticos;
Fase 2 - Estudar percepção, processo cognitivo, movimento e atenção como mecanismos de envolvimento em experiências interativas e imersivas.
Fase 3 - Levantamento de tecnologias e estratégias relevantes face ao desenvolvimento que se pretende realizar;
Fase 4 – Escrita do relatório intermédio;

Plano de Trabalhos - Semestre 2


Fase 4 - Desenvolver protótipo para validar ideia, através de primeiros testes de usabilidade e questionário;
Fase 5 – Correções, melhorias e desenvolvimento da instalação a integrar um espaço cultural e artístico.
Fase 6 – Escrita da dissertação.

Condições

O IS3L/ISR dispõe de meios computacionais, sistemas interativos e tecnologias de captura de movimento adequadas ao desenvolvimento do trabalho.
O/A estudante integrará a equipa IS3L participando diariamente na dinâmica da mesma, semanalmente em reuniões formais e em outra atividades internas como workshops ou outras.

Orientador

Paulo Jorge Carvalho Menezes
paulomenezes@isr.uc.pt 📩