Titulo Estágio
Design da versão digital do jogo de tabuleiro
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Com mais de uma década, a Iniciativa de Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra fomenta a formação e a investigação nas áreas da energia e do desenvolvimento sustentável. Esta Iniciativa visa também a transferência de conhecimento para a sociedade, mantendo-se em ligação permanente com empresas e outras organizações. A Iniciativa EfS tem por tradição participar na Noite Europeia dos Investigadores. Este evento pretende aproximar os investigadores e o público geral, levando os participantes a descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento, e estimular o interesse pela carreira científica principalmente entre os jovens. Até 2019, a Iniciativa EfS participava na Noite Europeia com o seu "jogo EfS". Este jogo foi desenvolvido para um público infanto-juvenil, e consiste num "jogo de tabuleiro à escala humana" em que os participantes são convidados a percorrer um conjunto de casas de sorte e azar pintadas com diferentes cores e com questões e desafios relacionados com as áreas da energia e do desenvolvimento sustentável. Dado o carácter material do jogo e o grande contacto físico entre investigadores e participantes, e perante a conjuntura atual devida à Covid-19, o jogo perdeu a sua pertinência nas duas últimas edições da Noite Europeia dos Investigadores.
Objetivo
O principal objetivo desta dissertação é fazer a desmaterialização física do "jogo EfS", e desenvolver a versão digital do mesmo. Para o efeito serão exploradas duas áreas chave: design gráfico e design de interação com foco num público infanto-juvenil; implementação do jogo numa plataforma digital, tornando-o acessível para o público geral e contribuindo para a disseminação do espírito da Iniciativa EfS da Universidade de Coimbra.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Contacto com o "jogo EfS" e com o espirito da Iniciativa EfS, incluindo a comparência na Noite Europeia de Investigadores 2021, prevista para 24 de setembro, a fim de ter contacto in loco com o jogo.
Fase 2 - Revisão da bibliografia e estado da arte: design e desenvolvimento de Jogos de Tabuleiro.
Fase 3 - Levantamento de requisitos e reconfiguração do jogo. Primeiro contacto com o comité de comunicação da Iniciativa EfS: gestão de conteúdos, banco de imagens, requisitos gráficos, etc.
Fase 4 - Análise das soluções tecnológicas a adotar.
Fase 5 - Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 6 - Desenvolvimento, teste e validação de protótipo.
Fase 7 - Desenvolvimento da solução de acordo com a proposta de dissertação e com os resultados da Fase 6.
Fase 8 - Testes de usabilidade.
Fase 9 – Produção de artigo (paper) a apresentar em conferência internacional.
Fase 10 - Escrita da Dissertação.
Condições
O estágio será realizado nas instalações da Universidade de Coimbra.
Preferencialmente, o aluno deve ter frequentado a unidade curricular opcional de Design de Jogos do 1.º ano do Mestrado em Design e Multimédia.
Orientador
Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho
ncoelho@dei.uc.pt 📩