Propostas com alunos identificados

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-01-03 09:44:31 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Murais e Literatura: conceção e produção de uma narrativa interactiva para crianças

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

Dentro do campo da literatura eletrónica, o subcampo da literatura infantil e juvenil digital encontra-se em crescimento. As exposições “Kid E-Lit” (Bergen, 2015) e “E-Lit for Kids” (Porto, 2017), ambas associadas à conferência da Electronic Literature Organization, o Bologna Ragazzi Digital Award, atribuído desde 2012, no âmbito da Feira do Livro Infantil de Bolonha, ou o próprio prémio Jabuti, com a categoria Infantil Digital (de 2015 a 2017), têm oferecido um importante contributo ao nível da curadoria destas obras. Este estágio enquadra-se no projecto "Murais e Literatura: A Criação Digital em Contexto Educativo" que visa criar um conjunto de obras literárias digitais a que se seguirá a sua exploração didático-pedagógca, em parceria com o MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Objetivo

Este estágio tem como primeiro objectivo criar uma narrativa interactiva tendo como base os murais (1958) do pintor Costa Pinheiro (1932-2015), encomendados para três salas do jardim infantil do Instituto Maternal Bissaya Barreto, em Coimbra. A narrativa digital a produzir traduz-se num conto hipertextual pensado para crianças entre os 9 e 11 anos. Explorando as imagens surrealizantes dos murais, o conto desenvolve-se sob a égide do sonho. Como objectivo secundário ambiciona-se criar um configurador da experiência de jogo/leitura que permita a um mediador ajustar o objecto ao seu contexto de exploração.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (Set-Nov) Investigação do Estado da Arte - levantamento e análise da informação relevante e do estado da arte, iniciar processo de curadoria manual no domínio em causa do problema; Realização de ensaios de design com a informação a tratar, definição do contexto, assunções e objetivos específicos do projecto;
A2. (Nov-Dez) Preparação de proposta de actuação - concepção das intervenções de design a realizar, incluindo identidade visual, modelos de interação, modelos de informação, e planeamento das metas para o resto do projecto.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A3. (Jan - Abr) Prototipagem - produção de uma prova de conceito e ensaios preliminares;
A4. (Maio) Avaliação - definição dos critérios e método de avaliação; avaliações e análise dos resultados;
A5. (Junho) Dissertação - escrita da dissertação com reflexão sobre o processo e resultados alvançados;

Condições

NA

Observações

NA

Orientador

Luís Lucas Pereira
lpereira@dei.uc.pt 📩