Titulo Estágio
Estudo metodológico sobre o uso de dados como recurso do processo de design na criação de identidades visuais
Local do Estágio
CISUC-CMS
Enquadramento
Estamos inseridos numa sociedade cada vez mais dominada por dados. Através do recurso aos dados conseguimos trabalhar e produzir novas informações e visualizações que podem, posteriormente, ser partilhadas. Nesse sentido a visualização de informação cada vez mais se vem tornando um meio que vai além da simples análise e exploração de dados, possibilitando novas formas de expressão e comunicação. Com o avanço tecnológico, torna-se cada vez mais fundamental a experimentação, reinvenção e criação de estratégias inovadoras que permitam a utilização de dados em diferentes áreas e beneficiem quem as use.
Até aqui o design vem sendo um modo de trabalho para a visualização de dados; Com esta proposta pretende-se fazer um estudo metodológico no sentido inverso desse processo e, também através do recurso à comparação entre casos, investigar-se de que forma, e até que ponto, a visualização de informação — a par com a tipografia ou a cor, por exemplo — pode ser usada como mais um recurso na criação de identidades visuais.
Objetivo
Esta dissertação tem como principal objetivo perceber de que forma a visualização de informação pode participar na criação de uma identidade visual. Espera-se que através da exploração do papel da visualização de informação se compreenda como esta pode ser usada como ferramenta e alcançar o mesmo estatuto que elementos como a cor e a tipografia têm na criação de uma identidade.
Assim, espera-se que numa primeira fase se realize uma análise de projetos que tenham utilizado a visualização de informação como ferramenta de auxílio na construção de uma identidade visual. Esta investigação levará à compreensão e desconstrução das metodologias aplicadas que auxiliará no desenvolvimento de uma metodologia própria que possa ter um uso geral para qualquer tipo de caso de estudo.
Na fase seguinte pretende-se fazer um estudo metodológico no sentido inverso do processo tradicional e, também através do recurso à comparação entre casos, investigar-se de que forma, e até que ponto, a visualização de informação pode ser usada como mais um recurso na criação de identidades visuais.
Posteriormente, com a aplicação a casos de estudo previamente selecionados, pretende-se realizar uma comparação de resultados, com a finalidade de entender o funcionamento da metodologia desenvolvida e permitir o refinamento desta mesma.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Revisão da bibliografia e Estado da Arte;
- Estudo de metodologias para aplicação de técnicas de visualização na criação de identidades visuais;
- Preparação e planeamento dos casos de estudo a desenvolver no segundo semestre;
- Desenvolvimento de experiências visuais e de mockups como prova de conceito;
- Elaboração do relatório intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Ciclo de trabalhos e execução de todos os casos de estudo;
- Validação dos resultados através de um estudo comparativo;
- Escrita da Dissertação.
Condições
O estágio será realizado no DEI
Orientador
Evgheni Polisciuc / Ana Boavida
evgheni@dei.uc.pt 📩