Propostas atribuídas ano lectivo 2021/2022

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 07:49:19 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Tarouca é cidade e sede do concelho com o mesmo nome, pertence ao Distrito de Viseu, distando seis dezenas de km da capital. Compõem-no sete freguesias. Nos últimos anos foi notório o aumento, aliado à necessidade das cidades se distinguirem das demais, a criação de identidades visuais e o aprofundamento do conceito de city branding, que
as caracterize, lhes atribua valor e notoriedade para assim conseguirem atrair mais turistas e até novos moradores. Uma identidade visual resulta da combinação de elementos visuais como: cores, tipografia, logotipo entre outros componentes que sejam relevantes para caracterizar algo. É importante criar uma identidade visual prática e flexível, adaptada ao constante desenvolvimento do Município, em que a mesma deve prezar na comunicação visual e ser adaptável às várias atividades e setores do mesmo sendo assim bem reconhecida e facilmente identificada.
Cada vez mais a comunicação é realizada através de meios digitais onde podemos com recurso a animações transmitir uma outra forma de a identidade visual ser identificada. Animar o logotipo para o mesmo ser utilizado em videos promocionais, exposições, eventos ou até mesmo em
ecrãs de rua onde passem mensagens a promover o Município. A presente proposta tem o objetivo de desenvolver uma marca para o município que o represente visualmente e que contribua para a atractividade do território.

Objetivo

Através de uma pesquisa e levantamento de informações junto da população local relativamente ao que esta aponta como principais características da cidade vai ser desenvolvida uma identidade visual, logotipo, manual de normas gráficas, animações do logotipo e restantes elementos que possam vir a ser desenvolvidos (motion graphics) para promover a cidade.
Numa primeira fase, será desenvolvida a identidade visual para o município que deve funcionar para todo o tipo de material impresso e digital e dentro deste conceito serão desenvolvidas animações através de motion graphics como meio de promoção e demonstração da marca em suportes multimédia.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Analise do estado da arte
2. Investigação sobre identidades visuais, city branding, animações e motion graphics.
3. Criação do conceito e abordagens da identidade visual
4. Exploração de elementos gráficos para a a identidade visual
5. Elaboração da proposta de Dissertação

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Desenvolvimento da identidade visual.
2. Desenvolvimento de motion graphics para a promoção da cidade.
3. Testes e aplicações da identidade
4. Escrita da Dissertação

Condições

Não aplicável

Orientador

Paul David Hardman
phardman@dei.uc.pt 📩