Propostas atribuídas ano lectivo 2021/2022

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 09:57:21 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Design of a playful attractor to computationally engage the female gender

Local do Estágio

CISUC Interactive Media Lab

Enquadramento

As tecnologias têm vindo a dominar o quotidiano do ser humano, tanto na vida profissional como na vida pessoal. Contudo, apesar do seu crescimento e desenvolvimento, continuam a apresentar uma grande falha no que diz respeito à diversidade de género presente nas indústrias tecnológicas, mais especificamente na baixa representatividade de mulheres nesses ambientes. Por diversas razões (sociais e económicas), as mulheres não consideram uma carreira na área das tecnologias. Estas áreas encontram-se estereotipadas, julgando-se serem apenas indicadas para o género masculino, o que, por consequência, leva a que o género feminino não considere este tipo de carreira como uma possibilidade, apesar da falta de profissionais nestas áreas.
Uma possível forma de contornar essa tendência seria a promoção do contacto com essas tecnologias numa fase inicial do desenvolvimento cognitivo do indivíduo, quando apresentam uma maior neuroplasticidade, o que possibilitaria uma maior facilidade de assimilar e desenvolver o raciocínio lógico associado à programação e contrariar a tendência de associação dessas tecnologias ao género masculino. O contacto precoce com essas ferramentas poderá resultar num decréscimo na problemática de representatividade de diversidade de géneros na indústria tecnológica.

Objetivo

O principal objectivo é a concepção de uma experiência lúdica que promova o interesse e compreensão da computação pelas crianças, mais precisamente em indivíduos do género feminino.
Pretende-se com este estágio, efectuar explorações inovadoras que possam gerar insights sobre a forma de envolver as crianças e jovens do género feminino na compreensão dos sistemas computacionais e do seu papel na sociedade. Adopta-se uma perspectiva generativa, do desenho enquanto composição modular, privilegiando a experimentação com objectos concretos, numa abordagem de Research Through Design. Pretende-se a produção de objectos e sistemas concretos (em processing ou game engine que o aluno possa dominar em tempo útil) para ensaio de interfaces de ilustração manual, como forma de conhecimento dos espaço de possibilidades.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - conceiving of a design proposal for the specific context, including materials and interaction models for the proposed solution, and mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Exploratory Prototyping - implementations of exploratory objects, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M5 - M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

NA

Observações

NA

Orientador

Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩