Titulo Estágio
Ilustração Generativa - Uma nova escrita para prototipagem rápida
Local do Estágio
CISUC Interactive Media Lab
Enquadramento
A ilustração é um processo trabalhoso e complexo envolvendo múltiplas capacidades humanas, de percepção, de manipulação, de composição, que originam um objecto final, habitualmente estático e difícil de transformar ou animar sem uma repetição substancial deste processo. Como potenciar o valor criativo e artístico do desenho manual para criar objectos digitais mais flexíveis e generativos? Imaginemos as possibilidades que se podem abrir no campo da ilustração e animação, para animadores, realizadores e montadores, se pudessem colaborar com ”fontes de personagens” que pudessem depois invocar como quem escreve, por exemplo, "YRRRsSWe" (= Yell-'hey', Run, Run,Run-slower, Stop, Waive-emphasis") obtendo como resultado a representação animada de objectos computacionais.
Objetivo
Estudo de desenho/ilustração de personagens para media computacionais (animação e videojogos):
a) cujo traço pudesse ser transposto para criar uma "fonte" de poses e transformações (expressões e movimentos);
b) que permitisse agilizar o desenho de ilustrações, animatics e prototipagem rápida com base nesta "escrita";
c) que permitisse o estudo de uma interface de desenho para a criação das componentes da fonte.
Pretende-se com este estágio, efectuar explorações inovadoras que possam gerar insights para sistemas de ilustração. Adopta-se uma perspectiva generativa, do desenho enquanto composição modular, privilegiando a experimentação com objectos concretos, numa abordagem de Research Through Design. Pretende-se a produção de objectos e sistemas concretos (em processing, unity, javascipt+svg ou outra plataforma que o aluno possa dominar em tempo útil) para ensaio de interfaces de ilustração manual, como forma de conhecimento dos espaço de possibilidades.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - conceiving of a design proposal for the specific context, including materials and interaction models for the proposed solution, and mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
A4. (M5 - M9) Exploratory Prototyping - implementations of exploratory objects, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M5 - M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production
Condições
NA
Orientador
Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩