Titulo Estágio
Creating Climate Awareness through Data-driven Graphic Design and Visualization
Local do Estágio
CISUC-CMS
Enquadramento
O Aquecimento Global e as Alterações Climáticas têm se apresentado como uma das problemáticas de urgência a nível mundial, levantando a discussão sobre o futuro da nossa sociedade e do planeta Terra, e dos seus ecossistemas, como o conhecemos nos dias de hoje. Embora esta problemática e as suas consequências já estejam fortemente difundidas e disseminadas nos meios de comunicação contemporâneos e nas agendas sociais e políticas dos diferentes instituições e governos a nível mundial, o cidadão comum muitas vezes não consegue percepcionar claramente o modo como o problema está a progredir e que acções pode efectuar para diminuir o seu impacto ambiental. Nesse sentido, é cada vez mais importante desenvolver meios e ferramentas que permitam que se encontre novas maneiras de maximizar o alcance e o impacto da comunicação deste assunto e, simultaneamente, informar e sensibilizar de forma clara sobre esta temática.
As campanhas de sensibilização têm, neste sentido, sido cada vez mais frequentes e têm se mostrado como formas eficazes de ajudar a sensibilizar e combater o problema. Por exemplo, o Climate Clock (2015), o Doomsday Clock (1947), Earth Overshoot Day (2006), Stop Climate Change Before It Changes You (2008)
Assim, nós observamos que existe, então, potencial na utilização dos dados como base para a definição de artefactos visuais que ajudem a alertar e a disseminar este problema assim como a mudança de atitude pelos cidadãos. Assim, nesta dissertação, será desenvolvido uma campanha global focada na problemática do combate às alterações climáticas. Neste processo, técnicas e ferramentas de visualização de informação e o Design Gráfico Orientado por Informação serão exploradas para a geração dos artefactos visuais da campanha, em oposição aos meios mais tradicionais de desenvolvimento deste tipo de artefactos visuais.
Objetivo
O objectivo principal desta dissertação é desenvolver uma campanha global de sensibilização para os problemas climáticos contemporâneos. No desenvolvimento e desenho desta campanha serão utilizadas técnicas e ferramentas de uma Visualização de Informação dinâmica, Design orientado pela Informação, Design interativo e Design Generativo. Estas técnicas serão exploradas no contexto de desenvolvimento dos artefactos visuais da campanha (tanto físicos como digitais) e na definição da Identidade Visual da própria campanha.
A proposta de campanha será desenvolvida num formato híbrido, explorando a utilização de dados para desenhar para a media impressa e digital. Numa primeira fase será realizada uma investigação sobre as técnicas de visualização e design que se pretende explorar e escolhido as fontes de dados. Mais tarde, será desenvolvida a identidade visual da campanha e, simultaneamente, uma plataforma web que permita a visualização de dados em tempo-real. Algumas das possibilidades a explorar nesta plataforma web é a visualização e interação dos seus utilizadores com dados temporais e geográficos, possibilitando o avanço no tempo para permitir visualizar a evolução das condições climatéricas, a partir do momento da visualização, e de que modo a alteração de alguns valores/atitudes podem influenciar essa evolução.
Numa última fase do projeto, será desenvolvida e desenhada uma campanha de carácter dinâmico e sistemático, que explore visualmente as imagens geradas pela visualização no contexto estático e impresso. Um exemplo de uma possível aplicação desta campanha pode ser a utilização de cartazes com uma imagem gerada pela aplicação web, cujos dados de localização são o local onde o cartaz é afixado, e temporais, o momento em que o cartaz é afixado.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Revisão bibliográfica referente ao estado de arte do uso de técnicas de visualização de informação e design computacional (p. Ex. Design Generativo, Design orientado por Informação, etc.) no contexto do Design Gráfico e das publicidade.
Investigação sobre abordagens/ferramentas utilizadas no contexto do desenho e desenvolvimento de campanhas para a sensibilização para problemáticas ambientais;
Definição das técnicas/abordagens a explorar;
Definição das características da identidade visual e da plataforma digital;
Estudos preliminares do sistema de identidade visual e da plataforma web;
Preparação do relatório intermédio;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Definição, desenho e desenvolvimento da Identidade Visual da campanha;
Desenho do desenvolvimento da plataforma web;
Teste e avaliação da plataforma web com utilizadores;
Refinamento da plataforma com base nos resultados obtidos durante a fase de teses;
Desenho e desenvolvimento dos materiais gráficos da campanha (p. ex. cartazes);
Escrita da Dissertação e disseminação dos resultados obtidos;
Condições
O estágio será realizado no DEI
Observações
http://www.dear-data.com/theproject
http://giorgialupi.com/bullettin-of-the-atomic-scientists
https://happy-data.co/
https://www.printmag.com/post/graphic-design-and-the-anthropocene
https://climateclock.net
https://sos.noaa.gov/Datasets/
Orientador
Evgheni Polisciuc / Sérgio Rebelo
evgheni@dei.uc.pt 📩