Titulo Estágio
2021_N35 eHealth - Web Design e desenvolvimento de front-end para aplicações de saúde
Local do Estágio
Aveiro
Enquadramento
A área de eHealth/Assisted Living tem vindo a crescer com a necessidade de melhorar a qualidade de vida de pessoas que precisam de acompanhamento médico permanente (e.g. doença crónica) ou ocasional (e.g. pós-operatório, pandemia). A telemonitorização a partir da recolha de informação de vários tipos de dispositivos clínicos e não clínicos, assim como de outros fontes de informação como ficheiros, imagens, APIs externas, etc. é fundamental para fazer a avaliação do estado de sáude do utente e dar-lhe assitência necessária em caso de risco. No entanto, as aplicações que se disponibilizam aos utentes são igualmente importantes, pois se não estiverem verdadeiramente adaptadas às suas necessidades
podem comprometer a sua utilização por parte do utente. É absolutamente fundamental desenhar e desenvolver as aplicações à medida dos diversos tipos de utentes (e.g. idosos, crianças) assim como em função das necessidades dos profissionais de sáude que acompanham esses
utentes.
Aspetos Inovadores
A telemedicina, mais especificamente os serviços de telemonitorização clínica e teleconsulta têm vindo a crescer em todo o mundo e estima-se que venham a crescer ainda mais nos próximos anos. A crescente democratização dos cuidados de saúde, permitindo oferecer serviços especilizados a todas as pessoas, independentemente da sua condição social e da sua localização é basilar numa sociedade evoluida. É também importante garantir a sustentabilidade dos serviços de saúde, sem degradar a sua qualidade e simultameamente assegurar o conforto do utentes. Neste contexto, os serviços de saúde remotos são fundamentais, pois proporcionam manter os utentes no conforto do seu lar enquanto podem ser acompanhados por profissionais especializados à distância e apenas se deslocarem às instuições quando absolutamente necessário. Neste contexto, existem já muitas aplicações no mercado, mas nem sempre adaptadas às necessidades das pessoas. A taxa de adesão deste serviços continua a ser relativamente baixa, ainda que por necessidade tenha crescido em tempo de pandemia. A iliteracia digital de alguns setores da população, assim como a falta de motivação e de clara mais-valia para as pessoas envolvidas determinam em muitos casos o falta de fidelização dos utentes nas aplicações já existentes. As aplicações informais que acompanham certos wearables estão já num nível muito interessante de conceção,
mas ainda muito virados para gerações jovens. O que queremos com este projeto é desenvolver aplicações de saúde "by design" e atrativas para os vários setores da população para estimular o "engagement".
Ferramentas a utilizar
PWA, SPA, Angular, Java, JavaScript, Flutter, blockchain
Referências Bibliográficas
https://webflow.com/blog/web-design-trends-2021
https://www.codica.com/services/progressive-web-apps-development/
https://www.codica.com/case-studies/insurance-progressive-web-application/
https://angular.io/
https://developer.mozilla.org/pt-PT/docs/Web/JavaScript
https://flutter.dev/
Objetivo
O projeto pretende avaliar as necessidades dos diversos intervenientes na ação de telemonitoroização e teleconsulta, onde vários perfis são
possíveis no ecosistema global de cuidados de saúde (e.g. administrativos, cuidadores formais, cuidadores informais, vários tipos de utentes), assim como desenhar e implementar as interfaces adequadas. Pretende-se começar pelas interfaces Web, mas dependendo do progresso do projecto estender o mesmo conceito às interfaces móveis.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Estudo do domínio de desenvolvimento (saúde - telemonitorização e teleconsulta);
Desenho do web site;
Implementação do site;
Relatório Intercalar
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Implementação do site;
Teste e validação;
Relatório final
Condições
Integração de uma Bolsa de Investigação - Programa GENIUS - durante a realização do projeto de Dissertação - Integração numa equipa de I&D na Empresa Altice Labs .
Os alunos interessados deverão enviar para genius@inova-ria.pt ao cc Dra Regina Maia Sacchetti (963618710).
• Curriculum Vitae;
• Disciplinas realizadas até ao momento com médias ; simples documento eletrónico, que poderá obter no portal académico .
Os projetos apresentados serão realizados nas instalações da Altice Labs, S.A., Empresa de Acolhimento de acordo com o enquadramento da Vossa Instituição e geridos pela InovaRia em termos processuais, no âmbito do Programa GENIUS Investigação da Inova-Ria. Este Programa, denominado "Programa Genius Investigação" http://www.bolsasgenius.pt/ , que se rege por bolsas da FCT, I.P.
Neste âmbito será atribuído ao aluno uma bolsa de 835,98 euros.
Processo de Seleção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS na qual fará parte o Orientador do projeto de forma a esclarecer a temática envolvida.
• média prevista de 13,5 - 14 valores (média linear entre licenciatura e mestrado);
• Indicação de áreas de interesse.
Para concorrer podes enviar a tua candidatura, envia email para o Programa GENIUS: genius@inova-ria.pt
Observações
Competências Chave Requeridas
Boa dinâmica e com ânsia de aquisição de conhecimento
Boa capacidade de comunicação e com espírito de equip
Bons conhecimentos na área de desenho, especificação e desenvolvimento de web sites
Orientador (nome e email)
Telma Mota (telma@alticelabs.com)
Orientador
Telma Mota
telma@alticelabs.com 📩