Propostas com aluno atribuido

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 21:10:48 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Vídeo sobre a exploração da relação da Mulher com a Arte

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

“You painted a naked woman because you enjoyed looking at her, put a mirror in her hand and you called the painting 'Vanity', thus morally condemning the woman whose nakedness you had depicted for you own pleasure” (John Berger, “Ways of Seeing”, 1972).
Apesar das mulheres serem a inspiração por trás de inúmeras pinturas, esculturas, e fotografias ao longo dos séculos, a verdade é que a sua relação com a arte nem sempre foi reconhecida pela sociedade. Urge então a necessidade de sensibilizar a sociedade para esta temática, sob pena da história da arte ficar incompleta numa sociedade moderna, que por ser tão acelerada ainda se encontra mergulhada numa cultura antiquada que não reflete questões como a igualdade género.
Esta dissertação procura então aliar a vertente de Motion & Video à comunicação de uma mensagem de sensibilização para a história da relação das artes com as mulheres.

Objetivo

Pretende-se conceber um vídeo de sensibilização para o papel da mulher nas artes, partindo de um estudo e reflexão da história, obras e técnicas artísticas. Posteriormente deverá ser elaborada uma estratégia para uma campanha com o intuito de divulgar o vídeo, culminando com todo o processo de planeamento e concepção deste, de acordo com as boas práticas da área, com foco na obtenção de um produto visual apelativo para o público-alvo, podendo contar
sempre com o acompanhamento do orientador com experiência no setor.
Procura-se da parte da aluna um elevado sentido crítico numa temática que pela subjetividade que lhe é inerente, poderá nem sempre reunir consenso do público-alvo. Também deverá ter um elevado espírito de iniciativa que será determinante para alcançar um produto final com
elevado índice de eficácia na comunicação da mensagem.
No término da dissertação, a aluna deverá ter produzido um vídeo apelativo e estimulante, coesivo com a estratégia da campanha delineada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Planeamento e pesquisa e estudo sobre o estado da Arte e a sua relação com a Mulher
Fase 2 - Escolha das técnicas utilizadas no vídeo
Fase 3 - Desenvolvimento do storyboard
Fase 4 - Planeamento da campanha
Fase 5 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 - Desenvolvimento do vídeo
Fase 6 - Desenvolvimento da campanha
Fase 7 - Escrita da Dissertação

Condições

Prevê-se que após o término da dissertação, o aluno tenha adquirido conhecimentos avançados de produção de vídeo.

Observações

Estágio proposto pela aluna

Orientador

Paul David Hardman e Prof. Alice Geirinhas
phardman@dei.uc.pt, gxalice@gmail.com 📩