Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-06 06:14:41 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Museu Nacional da Floresta

Local do Estágio

DEI-FCTUC e Jardim Botânico

Enquadramento

Criado pela Lei nº108 de 3 de Agosto de 1999, o Museu Nacional da Floresta (MNF) não foi ainda implementado, apesar de algumas iniciativas para a sua concretização ao longo dos seus quase vinte anos. Os gravíssimos incêndios de 2017, com a concomitante destruição de vidas e largos hectares de floresta obrigou o Estado a repensar o papel e organização das suas Matas litorais e, nesse movimento, repensar a oportunidade e valor em implementar o sempre adiado MNF.

Sendo necessariamente um museu multipolar, que abarque a diversidade daquilo que designamos por floresta, realçando a componente natural, mas também social destes ecossistemas, a implantação de um tal Museu será sempre um desafio. Importa, pois, pensar o MNF como um processo, que antes da sua existência física poderá revelar-se numa feição virtual, considerando as áreas de floresta como o seu espaço de implantação física natural, liberto dos constrangimentos impostos por infraestruturas, trabalhando uma museografia, que transmita conteúdos e valorize a paisagem em qualquer ponto onde encontremos plantas estruturadas como povoamentos florestais.

Objetivo

Com esta proposta de mestrado, pretende-se estimular um/a aluno/a a desenvolver uma aplicação móvel que configure um percurso por um museu da floresta alicerçado no território nacional, com particular enfoque nas Matas litorais e que permita a fruição desses espaços pelos cidadãos de forma livre. Os conteúdos a focar serão biológicos e ecológicos, património material e imaterial ligado à floresta e às atividades relacionadas com a sua gestão e exploração, e leituras informadas sobre o território. Poder-se-á implementar alguma interactividade, dando espaço à criação nessa app de projectos de ciência participativa, ou outros a desenvolver em conjunto com a pessoa que quiser prosseguir esta temática.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte.

Fase 2 - Escolha e estudo dos dispositivos de interacção a utilizar. 

Fase 3 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 4 - Desenvolvimento de protótipo funcional para demonstração de conceito.

Fase 5 - Testes e experimentação.

Fase 6 - Escrita da Dissertação.

Condições

O estágio será realizado no DE-FCTUC em colaboração com António Gouveia, diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e responsável pelo Museu Nacional da Floresta.

Orientador

Nuno Coelho
ncoelho@dei.uc.pt 📩