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DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-03 05:20:46 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

A utilização de meios multimédia na manutenção de atenção e concentração em utilizadores de aplicações educativas

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Este projeto enquadra-se na temática da Human Computer Interaction, particularmente no âmbito de aplicações de cariz educativo. Neste tipo de aplicações é importante manter a atenção e concentração do utilizador (estudante), de modo a que possa atingir os objetivos educacionais pretendidos com a sua utilização.
É evidente que a aplicação de boas práticas conducentes a interfaces e mecanismos de interação user-friendly, será sempre importante. No entanto, no contexto deste tipo de aplicações é igualmente importante utilizar os meios multimédia mais eficazes para manter a atenção e concentração do utilizador. Igualmente será importante perceber que tipo e meios de interação são mais eficazes em situações em que se detete que os níveis de atenção e/ou concentração do utilizador baixem significativamente. Como provavelmente a resposta a esta questão não será igual para todas as pessoas, será também interessante considerar os estilos de aprendizagem dos utilizadores e relacioná-los com a sua reação aos diferentes meios e interações.
Desta forma pretende-se averiguar que meios de Comunicação Multimédia (Texto, Cor, Imagem, Som, Animação, Vídeo,...) são mais eficazes na realização de determinadas tarefas, despertando maiores níveis de atenção e concentração, proporcionando assim, interações mais eficazes, eficientes e usáveis.
A avaliação da atenção e da concentração de um utilizador num dado momento pode ser feita através do recurso a equipamento específico, nomeadamente de Brain-Computer Interface (BCI) e de EyeTracking. Assim, será necessário explorar as potencialidades deste tipo de equipamentos e encontrar as melhores formas de os utilizar no contexto de aplicações com objetivos educativos.

Objetivo

1º Perceber quais são os meios de comunicação multimédia mais eficazes na realização de determinadas tarefas de caracter educativo, nomeadamente na manutenção dos níveis de atenção e de concentração dos sujeitos.
2º Verificar se existem relações entre os meios de comunicação multimédia que proporcionam melhores resultados e as preferências de aprendizagem dos sujeitos.
3º Estudar que elementos da interface e de interação poderão despoletar o aumento dos níveis de atenção e concentração quando estes começam a decair.
4º Criar um conjunto de recomendações a nível de interface e meios de interações, de forma a criar contextos de aprendizagem mais adequados, em função de determinados perfis.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Escolha de aplicações de cariz educativo que recorram a diferentes representações multimédia para a execução de tarefas semelhantes.
T2 – Estado da arte na área de sistemas de BCI's e de Eyetracking, de forma a compreender como podem ser uma fonte de ajuda no estudo pretendido.
T3 – Criação de um protocolo experimental, definindo tarefas focadas na parte cognitiva (Memória Cognitiva/Short Term memory e Aprendizagem/Long Term Memory).
T4 – Aquisição de parâmetros de interesse usando o equipamento MUSE e mecanismos de Eyetracking.
T5 – Escrita do Relatório Intermédio.

Calendário previsto:
INI (Setembro de 2018) - Início dos trabalhos
INI + 02 Semanas - Tarefa T1 terminada (semanas 1 e 2)
INI + 06 Semanas - Tarefa T2 terminada (semanas 3 a 6)
INI + 08 Semanas - Tarefa T3 terminada (semanas 7 e 8)
INI + 14 Semanas - Tarefa T4 terminada (semanas 9 a 14)
INI + 16 Semanas - Tarefa T5 terminada (semanas 15 e 16)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T6 – Realização de todos os testes de interação com utilizadores (previamente definidos no protocolo experimental).
T7 – Análise e estudo dos parâmetros recolhidos, de forma a:
- Detetar padrões baseados no tempo e em frequência e suas correlações com as tarefas realizadas e os elementos multimédia usados.
- Perceber quais são os meios de comunicação multimédia mais eficazes na promoção da realização de determinadas tarefas.
- Verificar se existem padrões entre os meios de comunicação multimédia que proporcionam melhores resultados e as preferências de aprendizagem dos sujeitos.
- Estudar que elementos da interface e de interação poderão despoletar o aumento do nível de atenção quando este começa a decair.
T8 – Criar recomendações a nível da interação, de forma a proporcionar aprendizagens mais adequadas a estudantes com determinados perfis.
T9 – Escrita de artigo(s) científico(s) baseado(s) nos resultados do projeto.
T10 – Escrita da tese.

Calendário previsto:
INI + 24 Semanas - Tarefa T6 terminada (semanas 17 a 14)
INI + 28 Semanas - Tarefa T7 terminada (semanas 21 a 28)
INI + 30 Semanas - Tarefa T8 terminada (semanas 27 a 30)
INI + 38 Semanas - Tarefa T9 terminada (semanas 28 a 38)
INI + 40 Semanas - Tarefa T10 terminada (semanas 17 a 40)

Condições

Estão disponíveis todos os equipamentos necessários.

Orientador

António José Nunes Mendes
toze@dei.uc.pt 📩