Auto Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-03 15:32:35 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

«Máquina de Ouver» - Representação do Discurso Oral pela Tipografia

Local do Estágio

DEI–FCTUC

Enquadramento

Segundo Robert Bringhurst, um tipo de letra deve honrar e elucidar o texto que está a servir e, por isso, a sua escolha deverá sempre ser feita com sensibilidade e inteligência uma vez que como as palavras e as frases formam sons, também, as formas de um tipo de letra têm um tom, ou timbre, como se fossem uma espécie de som visual e, desse modo, no momento em que o texto e o tipo de letra são escolhidos, intersectam-se duas personalidades.
Como Bringhurst, outros estudiosos da tipografia defendem esta dualidade constante entre o conteúdo de um texto e as sua letras. Porém, quando trabalhamos com texto lírico, a relação entre o conteúdo e a forma poderá ir além dessa dualidade algo neutra – onde é deixado espaço ao leitor para fazer a sua própria interpretação tonal, uma vez que o objectivo passa já por transmitir a mensagem especificamente dependente da subjetividade da leitura de um determinado indivíduo como, por exemplo, o autor ou um intérprete. Nesse caso certas questões se levantam:
Estaremos perante a intersecção de uma terceira personalidade, assumida pelo intérprete?
Passará a dualidade texto-letras a um sistema, já não de duas, mas de três dimensões em que a performance entra como variável viável?
Poderá a tipografia respeitar realmente o conteúdo sem ter em conta a subjectividade da entoação, ritmo, timbre e tom de voz de cada intérprete?
Como será olhar, ler, sentir várias interpretações de um mesmo poema com recurso exclusivamente a tipografia?
É com a motivação de contribuir para a resposta a estas questões que nasce a presente proposta de dissertação.

Objetivo

O objectivo desta investigação é a concepção e desenvolvimento de uma ferramenta computacional capaz de extrair informação acerca das propriedades sonoras da voz humana e representá-las, visualmente, sob a forma de texto. Partindo de gravações áudio da declamação de poemas, pretende-se que a ferramenta produza artefactos tipográficos resultantes da análise das características sonoras de cada interpretação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1 - Revisão da bibliografia e estado da arte
2 - Investigação sobre técnicas de análise de áudio e extracção de informação
3 - Definição das características sonoras a considerar
4- Definição dos atributos necessários da tipografia
5 - Definição do(s) poema(s) e da(s) família(s) tipográfica(s) a utilizar
6 - Escrita de Relatório para a defesa Intermédia

Plano de Trabalhos - Semestre 2

7 - Conceptualização de uma ferramenta que relacione as propriedades sonoras da voz humana e a tipografia
8 - Desenvolvimento da ferramenta
9 - Testes e experimentação
10 - Análise de resultados e conclusão
11 - Escrita da dissertação

Condições

Estágio a realizar no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Observações

Previamente atribuído ao aluno João Couceiro e Castro, nº 2010147732

Orientador

Ana Boavida / Fernando Penousal Machado
aboavida@dei.uc.pt 📩