Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 03:40:44 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicação lúdica multitouch para a Casa da Lusofonia

Local do Estágio

CISUC

Enquadramento

A Casa da Lusofonia, o international student lounge da UC, recebe todos os anos cerca de 1500 estudantes internacionais de mobilidade e suporta uma série de atividades dirigidas ao mesmo público, dinamizadas pelas associações de estudantes internacionais (ESN e Associações da CPLP). Adicionalmente todos os estudantes da UC que vão realizar um período de estudo fora passam igualmente pela Casa da Lusofonia para tratar do seu processo.
A Casa da Lusofonia foi pensada como um “hub” que propicia o encontro entre pessoas de diferentes países para incrementar aquilo que é, desde há muito, uma característica da Universidade de Coimbra: “um local onde se encontram pessoas que de outro modo nunca se encontrariam”.
Como as pessoas esperam algum tempo para serem atendidos, ou para se envolverem nas atividades associativas, o ecrã multitouch ali existente poderia disponibilizar algumas atividades que contribuíssem para a realização da visão daquele espaço “um lugar de encontros”.

Objetivo

O objectivo principal é o de conceber aplicações (explorando ecrã multitouch CTOUCH Leddura xt 70inch 4p AG - Full HD) que potenciem encontros entre estudantes de diferentes origens. Essas aplicações deveriam ser de natureza lúdica e apelativa.
As aplicações poderiam estar associadas a concursos ou prémios que estimulassem a participação. Pretende-se evitar encontros entre pessoas que de outro modo naturalmente se encontrariam, como sejam estudantes do mesmo país. Algum foco na “distância” e na improbabilidade de “encontro” por outros meios deveria ser característica da solução.
Para além do espaço e do fluxo de estudantes é importante realçar que hoje a UC tem informação quase em tempo real dos estudantes que chegam e partem em programas de mobilidade. Para cada um desses estudantes sabemos a origem ou destino, o período de tempo da mobilidade, o cursos em que estão inscritos. Essa informação pode servir de fundo ao desenho de atividades interactivas.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliogra a e Estado da Arte.
Fase 2 - Levantamento de requisitos
Fase 3 - Análise das soluções tecnológicas a adoptar
Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 – Desenvolvimento e ensaio de protótipos.
Fase 6 - Testes de usabilidade e jogabilidade.
Fase 7 - Escrita da Dissertação.

Condições

Estágio a realizar no DEI/CISUC.

Observações

Colaboração da Vice-reitoria para as Relações Internacionais com disponibilização do equipamento.

Orientador

Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩