Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-18 06:54:42 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

A biomimética no Design 1 - das analogias morfológicas aos processos generativos

Local do Estágio

DARQ e MDM/DEI

Enquadramento

Trata-se de uma investigação sobre os fundamentos teóricos que relacionam a Arquitetura e o Design com as “Bio-Lógicas”.
Pretende-se que os estagiário logre desenvolver uma conexão coerente entre o atual conhecimento biológico e o Design à luz dos últimos avanços tecnológicos.
A premissa da qual se parte é que a fusão entre o mundo tecnológico e biológico é atualmente uma realidade que não pode ser ignorada. A informática e a robótica provam ser capazes de libertar os Arquitetos e Designers de um desenho de catálogo, baseada em imagens fixas, mostrando-nos um novo campo de atuação em que processos complexos, análogos aos que ocorrem na natureza, tomam protagonismo e permitem uma conexão mais coerente com o entorno vivo.

Objetivo

As aplicações biomiméticas à arquitetura e ao design, assim como a sua contextualização, são apresentados num primeiro módulo, sendo dada uma especial atenção aos métodos geométricos e estruturais inspirados nos seres vivos. Estes novos conteúdos teóricos resultantes do estudo da complexidade, que provêm sobretudo do campo da biologia e da cibernética, permitem que as analogias biológicas no campo da arquitetura e do design ofereçam novas ferramentas para organizar e otimizar projetos.
No segundo módulo são analisados prospectivamente os conceitos provenientes do campo da biologia. O desenvolvimento científico e tecnológico aumentam a possibilidade de experimentação e geram processos iterativos que podem ser compreendidos tendo em conta as teorias mais relevantes sobre a evolução, o desenvolvimento e a auto-organização.
Paralelamente às investigações teóricas, será também ensinado como modelar com Rhinoceros e como produzir modelos generativos para arquitetura e design com programas tais como o Grasshopper (Programação Explícita), o Rabbit (Algoritmos Generativos), o Kangaroo (cálculo estrutural) e o Galápagos (Algoritmos Genéticos), de modo a criar composições e explorar a relação entre o código generativo e as expressões fenotípicas, assim como outras propriedades de características genéticas, tais como a parametrização e mutação por recombinação de códigos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Revisão da informação existente sobre o estado da arte (leitura obrigatória da tese de doutoramento do orientador - PDF gratuito na Internet).
- Programação explicita de modelos paramétricos, cinéticos e/ou reativos, utilizando programas tais como o Grasshopper (Programação Explícita), o Rabbit (Algoritmos Generativos), o Kangaroo (cálculo estrutural) e o Galápagos (Algoritmos Genéticos).
- Elaboração de mapas filogenéticos dos diferentes modelos.
- Elaboração de pequenos protótipos correspondentes às principais técnicas construtivas.
- Elaboração e defesa de um relatório dos trabalhos realizados e prospetivas.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- No segundo semestre a atenção será focada em como os conceitos complexos científicos fornecidos pela observação de processos biológicos podem ser conectados à prática profissional através do uso criativo das tecnologias digitais. A evolução da cibernética e software de inspiração biológica, bem como os vários processos de metamorfose possibilitados pelo uso de software generativo, são também exploradas nesta fase do trabalho.
- Elaboração de um protótipo à escala 1:1 ou 1:2 correspondente à técnica construtiva eleita para o trabalho final.
- Criação de conteúdos multimédia que incluam o protótipo físico e a sua utilização real ou virtual, utilizando técnicas de visualização de Realidade Amplificada.
- Elaboração e defesa do relatório final dos trabalhos realizados e respetivos conteúdos multimédia.
- Elaboração da dissertação e preparação da apresentação do documento escrito e dos respetivos conteúdos multimédia para a defesa.

Condições

- O orientador realizou numa das suas dissertações de mestrado e na sua tese de doutoramento um número vasto de investigações abordando esta temática, podendo por esta razão providenciar alguns modelos que poderão servir de referencia para o trabalho de estágio.
- Acesso ao FABLAB Coimbra - laboratório digital de prototipagem.
- O orientador dará formação pertinente para este programa de estágio no DArq nas disciplinas de Arquiteturas Virtuais e de Expressão Plástica e Multimédia no segundo semestre. Sempre que exista disponibilidade de lugares, o estagiário poderá assistir e participar ativamente.

Orientador

Mauro Costa Couceiro
maurocostacouceiro@gmail.com 📩