Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 19:57:44 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Construção subterrânea e gestão energética em edifícios de pequena escala.

Local do Estágio

DARQ e MDM/DEI

Enquadramento

- As construções subterrâneas contemplam uma estabilidade térmica que permite poupanças consideráveis nos consumos energéticos. Para além desta vantagem direta, a dissimulação de grande parte da volumetria dos edifícios permite também a construção com densidades urbanas de baixo impacto visual e, consequentemente, uma maior integração do tecido urbano edificado na paisagem.
- Propõe-se o estudo de métodos construtivos baseados na reutilização de contentores industriais de transporte marítimo e/ou na construção de estruturas catenárias em adobe armado com fibras vegetais. As simulações deverão ser elaboradas em computador e deverão contemplar a versatilidade proveniente da modularidade dos contentores e/ou a flexibilidade morfológica da construção de estruturas calculadas em tempo real pelo computador.

Objetivo

- Programação e simulação de soluções edificáveis subterrâneas através de programas de modelação, calculo estrutural e representação foto-realista tais como o Rhino, o Grasshopper, Kangaru e Blender.
- Os conteúdos multimédia criados devem propor um modelo de negócio escalável que permita simultaneamente um crescimento orgânico e exponencial através da participação ativa do cliente final. Estes conteúdos devem detetar e expor os benefícios resultantes das soluções edificáveis subterrâneas, da transformação do seu habitat e da qualidade de vida daí resultante.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Revisão da informação existente sobre o estado da arte.
- Elaboração de modelos paramétricos e de composição modular.
- Elaboração e defesa de um relatório dos trabalhos realizados e prospectivas.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Criação de conteúdos multimédia que incluam um protótipo físico ou virtual e a sua utilização real ou virtual.
- Utilizar eficazmente (sondagem) as plataformas de comunicação e as redes sociais como meio de divulgação dos conteúdos informativos criados, propondo um modelo de negócio escalável que permita simultaneamente um crescimento orgânico e exponencial através da participação ativa do cliente final na disseminação do modelo de negócio.
- Elaboração e defesa do relatório final dos trabalhos realizados e respetivos conteúdos multimédia.
- Elaboração da dissertação e preparação da apresentação do documento escrito e dos respetivos conteúdos multimédia para a defesa.

Condições

- O orientador realizou um numero vasto de projetos abordando esta temática, podendo por esta razão providenciar alguns modelos que poderão servir de referencia para o trabalho de estágio.
- Acesso ao FABLAB Coimbra - laboratório digital de prototipagem.
- O orientador dará formação pertinente para este programa de estágio no DArq nas disciplinas de Arquiteturas Virtuais e de Expressão Plástica e Multimédia no segundo semestre. Sempre que exista disponibilidade de lugares, o estagiário poderá assistir e participar ativamente.

Orientador

Mauro Costa Couceiro
maurocostacouceiro@gmail.com 📩