Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 08:19:16 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Comunidade Online de Práticas de Investigação da Universidade Aberta

Local do Estágio

Coimbra, Lisboa ou Porto

Enquadramento

O iUAb - Gabinete de Apoio a Projetos e Investigação e Desenvolvimento da Universidade Aberta é um serviço de apoio à reitoria, que tem por missão dinamizar a política e estratégia de desenvolvimento institucional e de investigação da Universidade e dos seus centros e polos, promovendo a captação de investimento externo e apoiando a elaboração e submissão de candidaturas a projetos nacionais e internacionais.
A Universidade Aberta tem sede em Lisboa, delegações no Porto e em Coimbra, e gabinetes de apoio disseminados pelo país e estrangeiro.
É a universidade pública portuguesa de ensino à distância, com milhares de alunos no estrangeiro, não apenas em território nacional.

Objetivo

Pretende-se dar continuidade e dinamizar a comunidade online de práticas de investigação na Universidade Aberta (UAb).
Atualmente baseada num grupo privado do Facebook e num espaço colaborativo virtual privado na plataforma Moodle da UAb, criados no contexto de um projeto de mestrado em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, torna-se necessário dar o passo seguinte no seu desenvolvimento.

Pretende-se que o aluno combine as capacidades de design com as de tecnologias de informação, vertendo-as em boas práticas de social media manager e community manager ([url=http://www.krusecontrolinc.com/social-media-manager-job-description-complete-guide/]consultar esta página[/url]).

Atuando num contexto multidisciplinar, em colaboração com investigadores de áreas como a Média-Arte Digital, o Diálogo Intercultural, a Tecnologia Web, a Globalização, entre outras, deverá traduzir em conteúdos multimédia online as práticas dos investigadores das várias áreas, levando à sua participação e contributos.

Salientam-se, como boas práticas:
- Planear, gerir, criar e publicar conteúdo relevante, original e de alta qualidade;
- Identificar e melhorar aspetos organizacionais que levam a melhor conteúdo;
- Criar uma agenda de publicação regular;
- Promover o conteúdo através de contactos sociais.

O objetivo final é que a comunidade seja rica e ativa na participação e valor para a comunidade que serve.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1 - Estudar os conceitos basilares: Social Media Management, Dinamização da Investigação Científica, Comunidades de Prática Online.
2 - Analisar a orgânica e funcionamento do contexto (Universidade Aberta e a Comunidade de Práticas de Investigadores), participando na comunidade.
3 - Conceber o plano de intervenção e produção multimédia.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4 - Implementar o plano, nas suas várias dimensões (sociais, organizacionais, produção multimédia).
5 - Concluir a escrita da dissertação ou relatório.

Condições

O aluno poderá utilizar como espaço de trabalho as instalações da Universidade Aberta, que em Coimbra tem a sua delegação na rotunda dita "do papa", junto aos Arcos de Jardim, no Porto na Rua do Amial e em Lisboa na R. Braamcamp. Se preferir, será possível analisar a possibilidade de utilizar os espaços dos Centros Locais de Aprendizagem, um pouco por todo o país:
[url=http://www.uab.pt/web/guest/organizacao/servicos/servicos-desconcentrados/cla]http://www.uab.pt/web/guest/organizacao/servicos/servicos-desconcentrados/cla[/url]

Observações

A Universidade Aberta partilha recursos com o Laboratório Associado INESC TEC. Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal.
Pela sua vocação e natureza, a UAb utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa).
Assim, a UAb disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, desde 2008, ano em que a UAb se tornou numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual®.
Em 2010, o modelo de elearning desenvolvido e praticado pela UAb foi distinguido com o Prémio da EFQUEL – European Foundation for Quality in Elearning e com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). No mesmo ano, a UAb foi também qualificada como a instituição de referência para o ensino em regime de elearning em Portugal por um painel internacional de especialistas independentes. Em 2011, a UAb foi distinguida com o 1º Nível de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM).

Orientador

Leonel Morgado
leonel.morgado@uab.pt 📩