Propostas de Estágio 2012/213

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 00:02:44 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Design Tipográfico, investigação e aplicação de uma família tipográfica.

Área Científica

Tipografia Digital, História da Tipografia, Design de Comunicação

Local do Estágio

Lisboa

Enquadramento

A presente proposta integra-se nos objectivos definidos pelo projeto desenvolvido pela empresa Projecto Próprio Design e Comunicação lda., Barbara Says no âmbito da criação da Identidade do gráfica do projeto Modernismo Português Online. Uma base de dados Museológica sobre o Modernismo em Portugal e todas as suas manifestações artísticas.

Objetivo

Trata-se do desenvolvimento de uma família de fontes digitais que parte do conceito original desenvolvido pelo atelier. Este projeto implica a digitalização e subsequente criação de variantes tipográficas digitais partindo de vários espécimenes tipográficos originais impressos. O resultado final irá ser aplicado ao UI do projecto "Modernismo em Portugal". Proporcionando ao aluno/a condições de trabalho adequadas ao projeto em causa.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 – Enquadramento teórico e Bibliográfico e Estado da Arte na àrea de tecnologias para digitalização de fontes tipográficas e tipografia digital revivalista e tipografia para ecrã. Preparação de um relatório.
Fase 2 – Estudo e aprofundamento dos principais elementos de criação e desenvolvimento de fontes tipográficas e digitais.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 3 – Digitalização, vectorização
Fase 4 – Desenvolvimento de declinações
Fase 5 – Prototipagem e testes de impressão.
Fase 6 – Aplicação a espécimenes impressos e testes para UI da base de dados.
Fase 7 - Escrita do Relatório.
Fase 8 – Apresentação da fonte resultante num evento de tipografia (TDC, ISTD, ATYPI).

Condições

O estágio será realizado parcialmente no atelier Projecto Próprio Design e Comunicação Lda. (Barbara says...). Podendo ser acordado um plano de trabalho que depende da disponibilidade logística das duas partes. Sendo assim o proponente pode executar o trabalho à distancia e fazer deslocações regulares (semanais ou quinzenais) para reuniões sessões de trabalho ou workshops. O atelier compromete-se a pagar as viagens e um subsídio de refeição nos dias da deslocação.

Orientador

António SIlveira Gomes
amgomes@dei.uc.pt 📩