Propostas de Estágio 2012/213

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 07:19:29 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Designers de Interacção para a produção de produtos digitais

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

Sumário

Na Critical sabemos que não basta dispor de excelência no domínio tecnológico, no domínio científico e no plano da gestão de projecto para se produzirem produtos de sucesso.
Sabemos que os produtos digitais de sucesso não se fazem apenas com base em requisitos técnicos ou funcionais, mas que requerem grandes capacidades de adaptação aos contextos humanos em que são utilizados e precisam de corresponder às expectativas dos seus utilizadores.
Uma área de conhecimento – que podemos designar, genericamente, por Design de Interacção – assume um papel crucial na génese e em todo o ciclo de desenvolvimento de um qualquer produto.
No nosso entendimento, Design de interacção compreende todo o trabalho dedicado ao estudo dos problemas que os nossos clientes nos colocam, à experimentação de soluções através do desenho e protótipos, ao teste dessas soluções e ao desenho técnico detalhado que precede a construção do produto final. É a aplicação do método científico à produção de sistemas digitais, tendo como foco central a actividade humana.
Acreditamos que, se ampliarmos a responsabilidade que esta disciplina no desenvolvimento dos nossos produtos, a sua qualidade aumentará significativamente e os custos associados à sua produção poderão baixar de forma expressiva, se não em todos os casos, na sua maioria.
Nesse sentido, nos últimos anos temos, gradualmente, incorporado designers de interacção nas nossas equipas de desenvolvimento e temos experimentado várias técnicas próprias desta disciplina, na tentativa de encontrarmos modelos de trabalho harmoniosos e em sintonia com os rigorosos processos de gestão da qualidade implementados na nossa organização.
É neste contexto que nos propomos agora acolher alguns alunos da Vossa Instituição como estagiários no Grupo Critical. Somos da opinião que o plano curricular do programa Design e Multimédia da Universidade de Coimbra reúne as bases fundamentais para a formação de indivíduos capazes de se movimentarem no espaço do desenho de sistemas digitais.

Objetivo

Objectivos do Projecto de Estágio

A Critical candidata-se a aceitar alunos do curso de Design e Multimédia da Universidade de Coimbra em regime de estágio com os objectivos gerais seguintes:

• Integrar estagiários em equipas de desenvolvimento de projectos/produtos, para realizarem actividades no domínio do desenho de interacção.
• Incorporar os conhecimentos dos estagiários em todo o ciclo de desenvolvimento, influenciando o rumo dos projectos e das equipas de desenvolvimento.
• Reforçar e solidificar os conhecimentos dos estagiários no universo do desenho de interacção por via do envolvimento directo em projectos reais e pelo apoio de designers da Critical com maior experiência.
• No fim do estágio, absorver no Grupo Critical os melhores estagiários que manifestem interesse em assumir responsabilidades no Grupo e nos quais a Critical reconheça altas competências.
Os estagiários serão integrados, preferencialmente, em projectos em início de vida, altura em que o desenho de interacção assume maior relevância.

Trabalharão sempre com o apoio e orientação de um designer da Critical, mas serão, para todos os efeitos designers em pleno do projecto, aumentando assim a sua capacidade de intervenção efectiva, todavia aumentando também a exigência da Critical na sua responsabilidade e empenho. Pretendemos que cada estagiário seja um elemento integrado em cada equipa e não apenas um elemento satélite, situação que seria desvantajosa para todos.

De uma forma geral o método de design preconizado pela Critical (e que tem vindo a ser testado em vários momentos em vários graus e intensidades) assenta nas concepções de Goal Directed Design (Alan Cooper), Design Thinking da IDEO e em sintonia com a norma ISO13407 Human centered design processes for interactive systems.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

No 1º Semestre, tendo em conta a alocação e o propósito, o estagiário apenas se irá ocupar das seguintes tarefas:

Research

Actividades que permitem compreender os problemas que nos são colocados pelo cliente do projecto, os contextos em que esses problemas se expressam, e que tipos de pessoas padecem desses problemas e irão, futuramente, usar o sistema. Para o efeito, o estagiário poderá ter conduzir actividades de investigação (qualitativa e/ou quantitiva) junto de utilizadores e/ou especialistas no domínio em questão, sob a forma de entrevistas, inquéritos, observação em campo, ou outros métodos de pesquisa.

Síntese

Actividades que visam extrair, da informação previamente angariada, os conjuntos de funcionalidades a desenvolver no projecto ou produto e a priorizar o seu roadmap. Para isto, e de acordo com as metodologias referidas, poderão ter de ser desenvolvidas Personas e detalhados Cenários de utilização que, posteriormente, se irão traduzir em funcionalidades a desenvolver. Estes cenários servirão também para, mais tarde, constituírem a base de testes de usabilidade.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Já no 2º semestre, tendo em conta o nível de alocação, já será possivel realizar as seguintes tarefas:

System design: desenho, experimentação, prototipagem e testes

Actividades que visam conceber e desenhar o produto. Incluem, mas não se limitam, ao desenho preliminar do interface com o utilizador. Particularmente, será nesta fase que a experimentação e prototipagem assumirão um papel mais preponderante, no sentido de encontrar as soluções mais convenientes.
O estagiário deverá ser capaz de produzir protótipos de “baixa fidelidade” em desenho ou com recurso a ferramentas de prototipagem rápida de software. O estagiário deverá ser capaz de encontrar compromissos com a restante equipa de desenvolvimento, nas discussões entre o que seria desejável e o que é exequível, e ter a agilidade necessária para resolver problemas de design de difícil resolução.
Nesta fase são também conduzidos testes de usabilidade às soluções preliminares desenhadas, com pessoas in-house e com utilizadores reais, sempre que for viável. Estes testes ajudam a confirmar que a equipa está a endereçar os problemas correctos e que as suas soluções são adequadas.

GUI design - especificação- desenho técnico

Actividades de desenho técnico de interface gráfico que suportem, à posteriori, o trabalho a desenvolver pelos engenheiros. Neste período o estagiário deverá produzir todos os elementos necessários para que a equipa de desenvolvimento possa construir o produto. Nestes incluem-se desenhos técnicos de componentes reutilizáveis, com a especificação detalhada do grafismo e comportamento dos controlos do interface e outros padrões de interacção previstos no desenho.
Deverá também acompanhar o desenvolvimento em ligação estreita com a restante equipa de forma a garantir que o que é construído coincide com a especificação do trabalho de design.

Testes à solução

Condução de novos testes de usabilidade, contemporâneos dos testes técnicos formais que são prática corrente na empresa, e que pretendem aferir se as soluções desenhadas, e entretanto construídas, funcionam capazmente e satisfazem as expectativas dos futuros utilizadores. O estagiário será responsável por definir e especificar estes testes e de coordenar a sua execução.
Durante todo este processo o estagiário ficará exposto a diversas conjunturas, às influências e apoio da equipa e do designer mentor, mas deverá ser capaz de se orientar apenas por dois objectivos primários:
- Conceber um produto útil e desejável pelos futuros utilizadores;
- Conceber um produto que seja viável tecnicamente e que seja viável numa perspectiva de custo/tempo.

Condições

Projecto de estágio

A Critical iniciou, recentemente, um projecto para análise interna de dados do seu próprio desempenho empresarial.
É uma ferramenta de business analytics que visa integrar dados originários de múltiplas ferramentas electrónicas em uso na empresa, sintetizando-os em dashboards e métricas de desempenho, produtividade e qualidade.

Está prevista a construção de 6 módulos distintos, a saber:
- Business Capture
- Quality Assurance
- Projects
- Human Resources
- Software Product Assurance
- Systems and Infrastructure

“Business Capture” e “Quality Assurance” são, à data, os dois módulos que já tiveram início e estão em fase de protótipo funcional.

De todos os projectos da CSW julgamos ser o data4all o que oferece melhores condições a um estagiário pelas seguinte razões:
- O projecto, embora já tenha começado, está ainda numa fase muito inicial
- O projecto é de importância vital para a CSW
- O trabalho já prototipado permite tirar conclusões sobre o seu uso e funcionalidades
- Todos os utilizadores são colaboradores da CSW e, por isso, o contacto com utilizadores reais fica muito facilitado
- O projecto tem já uma estrutura de recursos humanos definida e operacional (technical manager, Project manager e Developers).

Todavia, sendo uma ferramenta para uso interno na Critical não significa que seja um produto de importância menor ou um desafio de reduzido interesse. Muito pelo contrário, é uma ferramenta que se prefigura como uma peça central à toda a actividade da empresa e que será uma das bases para a tomada de decisões estratégicas e operacionais.

Por estas razões e por ser tão importante para o quotidiano da Critical, o data 4all será certamente um excelente projecto para um estagiário em design de interacção.

Observações

Orientação

O estagiário terá o acompanhamento de um designer da CSW ao longo de toda a duração do estágio. A regularidade e natureza do acompanhamento será decidida em em conjunto pelo Designer Mentor e pelo Orientador de estágio do DEI. Todavia, implicará sempre uma reunião semanal, no mínimo (presencial sempre que possível), com o estagiário. Será responsabilidade do Designer mentor fazer reporting mensal formal à estrutura da Critical e ao orientador de estágio do DEI, sobre o desempenho do estagiário. A elaboração duma avaliação global e recomendações no final do estágio será uma responsabilidade partilhada pelo designer mentor, pelo gestor de projecto e pelo technical manager do projecto em que o estagiário tenha participado.

Orientador

Nelson Vilhena
nelson-vilhena@criticalsoftware.com 📩