Propostas de Estágio 2012/213

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 10:31:56 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Dizer Demografia - Recenseamento geográfico dos designers portugueses, em Portugal e no mundo

Local do Estágio

N/A

Enquadramento

A presente proposta toma por ponto de partida um projecto iniciado anteriormente em contexto semelhante, para o qual foram então delineadas indicações gerais de expansão futura, incluindo o desenvolvimento de uma ferramenta facilitadora do recenseamento geográfico dos designers portugueses, a operar em Portugal e no mundo, intitulada Dizer Demografia.

Nesse âmbito, propõe-se o desenvolvimento de um projecto semi-autónomo, em linha com os objectivos e a metodologia da proposta original, capaz de actuar em relação de grande proximidade com este. Em concreto, a proposta deve observar um conjunto de guias previamente definidas, entre as quais se contam a existência prévia de um sistema de identidade visual para o projecto a apresentar, assim como um conjunto de metas mínimas, indispensáveis ao cumprimento dos objectivos propostos. Ao aluno será dada liberdade para desenvolver conceptualmente a proposta, a partir das condições base, previamente impostas pelo projecto original, assim como para desenvolver todo o design de interface, de interacção e de comunicação da plataforma.

Objetivo

O projecto objectiva-se na colmatação de uma lacuna identificada na criação de conhecimento sobre as actividades de design em Portugal, nomeadamente no que diz respeito à dimensão e à distribuição geográfica dos seus praticantes. Nesse sentido, perspectiva-se o desenvolvimento de uma plataforma de recenseamento geográfico de designers e empresas de design portuguesas, independentemente da sua especialização, localizadas em Portugal e no mundo.

A plataforma deverá promover o preenchimento colaborativo da base de dados, funcionando num regime semelhante ao promovido pelas wikis, motivo pelo qual exige, do candidato, um conjunto de aptidões ligadas ao desenho e ao desenvolvimento para a Web. Considera-se objectivo mínimo do projecto a implementação, mesmo se parcial, de um modelo da plataforma plenamente funcional e publicamente acessível.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Revisão e discussão do projecto original;
- Revisão de bibliografia relevante;
- Levantamento de requisitos técnicos;
- Desenvolvimento conceptual da proposta;
- Concepção da infraestrutura e desenvolvimento de um protótipo de baixa fidelidade;
- Desenvolvimento de Estado da Arte, Metodologia e Objectivos.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Esquematização e desenvolvimento da proposta gráfica;
- Planeamento e programação de modelos de interacção;
- Desenho de base de dados;
- Implementação de um protótipo de alta fidelidade;
- Beta testing e experimentação;
- Escrita da dissertação.

Condições

A aceitação de eventuais alunos interessados em desenvolver a proposta encontra-se sujeita a uma avaliação prévia da adequação do perfil do discente aos requisitos formais do projecto. Considera-se factor de eliminação directa a não satisfação das competências indispensáveis, anteriormente listadas.

Observações

O aluno deverá dispor de computador próprio, mas ser-lhe-ão disponibilizados todos os demais recursos técnicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento e implementação do projecto, incluindo espaço Web, domínio e eventuais licenças (de APIs, fontes, etc.).

Os direitos autorais relativos ao trabalho desenvolvido pelo aluno serão, a todo o momento, devidamente salvaguardados. Dependendo da evolução do projecto, o aluno poderá vir a ter a liberdade para partilhar a autoria do projecto com o autor original, aprofundando assim a sua relação com a causa, e com o projecto.

Recomenda-se aos eventuais interessados que procurem familiarizar-se com o projecto Dizer Design, através da página Web oficial, em http://dizer.de/sign
Sugere-se igualmente a leitura da dissertação original, disponível em http://dizer.de/fesa/dizerdesign.pdf, que servirá sempre de indicador absoluto do nível de exigência expectável da proposta.

Orientador

Eduardo Nunes
enunes@dei.uc.pt 📩