Propostas Submetidas MDM 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 21:50:29 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Tipos como sujeito: o design gráfico e a tipografia à escala da cidade

Área Científica

Tipografia, Design Gráfico, Arquitectura

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

O desenho do espaço e o desenho das letras são provavelmente as manifestações artísticas mais ubíquas no quotidiano da humanidade. No entanto, apesar dessa omnipresença e convívio paralelo, raras vezes se verifica uma interacção harmoniosa entre arquitectura e artes gráficas, e ainda mais escassas são aquelas que resultam de uma intervenção híbrida capaz de mobilizar/cativar o cidadão.

Objetivo

Esta proposta deverá, em primeira instância, promover um levantamento (não-exaustivo) dos casos onde a tipografia foi além do seu papel de complemento à arquitectura – uma legenda, um reclamo –, adquirindo qualidades que a tornam sujeito do espaço urbano, público e vivido. Para tal, dever-se-ão procurar exemplos na contemporaneidade portuguesa e internacional que, afigurando-se incontornáveis pelas suas qualidades artísticas e sociais, permitam o estabelecimento de uma teoria complementar à disponível, centrada nas artes gráficas quando transportadas para a escala dos edifícios e da cidade.
Por outro lado, ambiciona-se o desenvolvimento de um projecto de intervenção cívica na cidade de Coimbra que concretize numa peça, ou num conjunto de materializações, os princípios transmitidos pela bibliografia de apoio e pelos casos de estudo. Integrando-se no meio urbano envolvente e, simultaneamente, participando de modo indelével na percepção do mesmo, o projecto deverá constituir um Gesamtkunstwerk contemporâneo, a partir do ideal bauhausiano – uma obra onde o desenho gráfico e do espaço se conjugam num todo consonante.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 – Estado da arte e revisão bibliográfica.
Fase 2 – Selecção dos casos de estudo.
Fase 3 – Elaboração da proposta de dissertação, identificando a temática do projecto prático.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 4 – Análise crítica dos casos de estudo.
Fase 5 – Desenvolvimento do projecto prático.
Fase 6 - Redacção da dissertação.

Condições

N/A

Observações

Pela interdisciplinaridade do tema, a orientação deverá ser assumida por um docente de design e um docente de arquitectura.

Orientador

João Bicker e João Mendes Ribeiro
bicker@dei.uc.pt 📩