Propostas Submetidas MDM 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 02:35:22 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Curadoria e Visualização Online de Redes de Conhecimento Científico

Área Científica

Design de Interação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

O conhecimento científico encontra-se disperso em inúmeros repositórios, alguns proprietários ou de acesso controlado. Este é um dos resultados da diversidade de meios e oportunidades de publicação e comunicação científica. Nem sempre é aparente a qualidade ou importância científica destes produtos, e menos ainda a teia de relações ou colaborações que lhe dá origem. Por exemplo, apesar de todas as soluções existentes e da sua integração em redes sociais, continua a ser relativamente difícil, identificar quem trabalha em que problemas ou tecnologias ou qual a relação que uma área de problema pode ter com outra área, analisando as diversas produções, resumos e citações.
Pretende-se a concepção de um repositório modelo para curadoria de conhecimento, aplicável prioritáriamente na gestão de informação da actividade científica, mas possivelmente adoptável em âmbitos empresariais.

Objetivo

Pretende-se uma solução que suporte a organização de base humana (curadoria) de informação científica e a sua exploração visual e interactiva de forma criativa e inovadora, centrada nas relações.
O estágio terá como objectivos concretos:
a) a concepção de uma proposta de plataforma web/multimédia que permita indexar, anotar, relacionar, visualizar e explorar as relações entre produções científicas (ex: pessoas, publicações, projectos, protótipos, datasets, etc) de forma criativa e reveladora.
b) a prototipagem das componentes visuais e funcionais adaptando uma solução CMS (ex Wordpress) e estendendo-a com soluções de visualização de informação.
c) construção de repositório de ensaio no domínio científico da Interacção Humano-Computador, avaliação da usabilidade das soluções propostas e eventual publicação;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1-M3) Curadoria - Levantamento e análise da informação relevante e do estado da arte, iniciar processo de curadoria manual no domínio de HCI com base em wiki, para compreensão do problema; Realização de ensaios de design com a informação a tratar, definição do contexto, assunções e objetivos específicos do projecto;
A2. (M3 - M4) Preparação de proposta de actuação - concepção das intervenções de design a realizar, incluindo identidade visual, modelos de interação, e planeamento das metas para o resto do projecto.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A3. (M5 - M9) Prototyping - implementação das propostas de design com recurso a adaptação de soluções técnicas de gestão de conteúdos;
A4. (M5 - M9) Curadoria em HCI - curadoria de repositório de informação científica no domínio de HCI e área de Design de Interacção, para ensaio e demonstração.
A5. (M9) Avaliação - definição de modelo de avaliação, realização de testes de usabilidade, análise de resultados;
A6. (M10 - M11) Statement of Learning - produção de dissertação sobre a experiência de projecto.

Condições

Estágio não remunerado.

Observações

Estágio com componente de investigação.

Orientador

Licinio Roque
lir@dei.uc.pt 📩