Propostas Submetidas MDM 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 21:38:01 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Presença online do Observatório da Cidadania e Intervenção Social

Área Científica

Design de Interação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

O Observatório da Cidadania e Intervenção Social, da FPCEUC, está a implementar um modelo de organização baseado em 3 pilares: Investigação, Extensão Universitária e Cidadania ativa. Alocamos e desenvolvemos projetos de investigação financiados a nível europeu, ações de formação, organizamos ações de formação, apoiamos iniciativas comunitárias, somos responsáveis pela formação para a prática de voluntariado universitário e integramos um grupo de voluntariado (Unir Causas). Este conjunto de atividades implicam um esforço de gestão onde a imagem e a difusão, offline e online, constitui um aspeto imprescindível.

Objetivo

Pretende-se criar um conjunto de recursos de comunicação que possam constituir uma presença online do Observatório da Cidadania dando a conhecer e agilizando a comunicação no contexto das suas actividades de formação e investigação.
O estágio terá como objectivos concretos:
a) a concepção de uma proposta de plataforma web/multimédia dirigida aos diversos públicos e actividades do Observatório.
b) a prototipagem das componentes visuais e funcionais uilizando uma solução CMS (ex Wordpress)
c) a avaliação da usabilidade das soluções propostas;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1-M3) Levantamento e análise da informação relevante e do estado da arte - realização de ensaios de design com a informação a tratar, definição do contexto, assunções e objetivos específicos do projecto;
A2. (M3 - M4) Preparação de proposta de actuação - concepção das intervenções de design a realizar, incluindo identidade visual, modelos de interação, e planeamento das metas para o resto do projecto.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A3. (M5 - M9) Prototyping - implementação das propostas de design com recurso a adaptação de soluções técnicas de gestão de conteúdos;
A4. (M9) Avaliação - definição de modelo de avaliação, realização de testes de usabilidade, análise de resultados;
A5. (M10 - M11) Statement of Learning - produção de dissertação sobre a experiência de projecto.

Condições

Estágio co-orientado por responsável do Observatório, a designar.
Estágio não remunerado.

Observações

na

Orientador

Prof Doutora Helena Neves Almeida
lir@dei.uc.pt 📩