Titulo Estágio
Arquitetura Cenográfica e Efémera 1
Área Científica
Design, Architecture, Computational Sciences
Local do Estágio
DARQMDM/DEI
Enquadramento
A arquitetura Cenográfica e Efémera encontra-se atualmente conectada de uma maneira profunda com a industria do ócio. O cinema, a televisão, o teatro, as discotecas, os concertos e os festivais de verão, são alguns dos contextos em que esta arte, cada vez mais tecnológica, se desenvolve.
As tecnologías associadas à Arquitectura Cenográfica e Efémera também têm vindo a alterar-se, sendo dada cada vez maior importância a tecnologías de tridimensionalizaçao rápida, ao video mapping, a estructuras cinéticas e reactivas.
Objetivo
- Compreensão e domínio dos processos contemporâneos de D2A2D (Digital / Analógico / Digital), através da execução de projetos que se iniciam com a modelação paramétrica e programação dos elementos (fase digital inicial) a construir com o auxilio de tecnologias CAD CAM (fase analógica intermédia de materialização) e fusão final em produção vídeo e/ou vídeo mapping (fase digital final de Realidade Amplificada).
- Realização de um levantamento dos processos contemporâneos D2A2D (Digital / Analógico / Digital) de criação de arquitetura cenográfica e efémera .
- Criação de algoritmos construtivos e simulação das estruturas através de programas de modelação (Rhinoceros), programação visual (Grasshopper) e animação (Cinema 4D).
- Definir um programa para um curso teórico prático de divulgação tecnológica, aberto a alunos, professores e profissionais de Arquitetura, Design e Engenharias, no qual se realizem construções cenográficas efémeras utilizadas como elementos de convergência de atividades cénicas.
- Criação de um registo multimédia da investigação realizada.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Revisão da informação existente sobre o estado da arte.
- Programação explicita de modelos paramétricos, cinéticos e/ou reativos (Utilização de Rhinoceros, Grasshopper, Kangaroo, FireFly) utilizando diversas técnicas construtivas.
- Elaboração de mapas filogenéticos dos diferentes modelos.
- Elaboração de pequenos protótipos correspondentes às principais técnicas construtivas.
- Elaboração e defesa de um relatório dos trabalhos realizados e prospetivas (preferencialmente em Inglês, entre Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015).
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Construção de um protótipo
- Criação de conteúdos multimédia que incluam o protótipo físico e a sua utilização real ou virtual, utilizando técnicas de visualização de Realidade Amplificada.
- Elaboração e defesa do relatório final dos trabalhos realizados e respetivos conteúdos multimédia (preferencialmente em Inglês, para serem apresentados em ciclos de conferências temáticos).
- Elaboração da dissertação e preparação da apresentação do documento escrito e dos respetivos conteúdos multimédia para a defesa.
Condições
- O orientador realizou um número vasto de projetos abordando esta temática, podendo por esta razão providenciar alguns modelos que poderão servir de referência para o trabalho de estágio.
- Acesso ao FABLAB Coimbra - laboratório digital de prototipagem.
- O orientador dará formação pertinente para este programa de estágio no DArq nas cadeiras de Arquiteturas Virtuais e de Modelação e Animação durante o primeiro semestre de 2013/2014 e na cadeira de Expressão Plástica e Multimédia no segundo semestre. Sempre que exista disponibilidade de lugares e não seja posto nenhum entrave pela direção, os estagiários poderão assistir e participar ativamente.
Observações
N/A
Orientador
Mauro Costa Couceiro
couceiro@dei.uc.pt 📩