Propostas Submetidas MDM 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2018-11-18 09:59:42 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

A domótica e a gestão energética dos edifícios de grande escala

Área Científica

Design, Architecture, Computational Sciences

Local do Estágio

DARQMDM/DEI

Enquadramento

- Existe uma tendencia civilizacional para a criação de edifícios de grande escala. Sempre que uma civilização se “pode” acaba por edificar grandes monumentos. Exemplos deste fenómeno são as piramides do Egipto e da América pré-colombiana, as catedrais europeias e mais recentemente os arranha-céus de Manhattan ou mesmo os mega centros comerciais construídos em Portugal. Um século depois da construção do primeiro arranha-céus em Chicago, três quartos dos edifícios mais altos do mundo estão atualmente na Asia e no Oriente médio, embora os edifícios de grande escala continuem a ser construídos em todo o mundo à velocidade que cada economia permite.
- O fator de escala é uma vantagem para os edifícios no que se refere à poupança de energia, devido à relação desproporcionada entre o crescimento quadrático da área superficial de contacto com o exterior e o crescimento cúbico do volume construído. No entanto, para otimizar energeticamente os grandes edifícios, os arquitetos e engenheiros necessitam mais do que ter em conta a economia de escala que estes proporcionam. Necessitam integrar novas tecnologias que atuam de forma passiva e ativa nos intercâmbios energéticos entre o edifício e o meio do qual se “alimenta”.

Objetivo

- Realização de um levantamento dos sistemas contemporâneos de controlo e gestão energética nos edifícios de grande escala.
- Simulação através de programas de modelação e animaçao dos sistemas contemporâneos de controlo e gestão energética nos edifícios de grande escala.
- Criação de um catálogo multimédia da investigação realizada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Revisão da informação existente sobre o estado da arte.
- Elaboração de modelos paramétricos, cinéticos e mecânicos.
- Construção de um protótipo funcional e respetivo registo vídeo do processo.
- Elaboração e defesa de um relatório dos trabalhos realizados e prospetivas (preferencialmente em Inglês, entre Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Criação de conteúdos multimédia que incluam a evolução do edifício desde o seu estado atual até à sua transformação, utilizando técnicas de visualização de Realidade Amplificada.
- Utilizar eficazmente (sondagem) as plataformas de comunicação e as redes sociais como meio de divulgação dos conteúdos informativos criados.

- Elaboração e defesa do relatório final dos trabalhos realizados e respetivos conteúdos multimédia (preferencialmente em Inglês, para serem apresentados em ciclos de conferências temáticos).
- Elaboração da dissertação e preparação da apresentação do documento escrito e dos respetivos conteúdos multimédia para a defesa.

Condições

- Acesso ao FABLAB Coimbra - laboratório digital de prototipagem.
- O orientador dará formação pertinente para este programa de estágio no DArq nas cadeiras de Arquiteturas Virtuais e de Modelação e Animação durante o primeiro semestre de 2013/2014 e na cadeira de Expressão Plástica e Multimédia no segundo semestre. Sempre que exista disponibilidade de lugares e não seja posto nenhum entrave pela direção, os estagiários poderá assistir e participar ativamente.

Observações

N/A

Orientador

Mauro Costa Couceiro
couceiro@dei.uc.pt 📩