Propostas sem aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 13:18:47 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

do Sul ao Sol: Instalação Multimédia Interactiva

Área Científica

Design de Interação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

No contexto de estudos recentes do Património Cultural existente na Universidade de Coimbra relacionado com os primeiros contactos históricos dos Portugueses no Oriente e em particular em Macau, realizou-se no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra uma primeira exposição com o tema “do Sul ao Sol”.
http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=exhibitions&id=404
Fruto de contactos em curso com o Governo da Região Administrativa Especial de Macau, há a intenção de levar essa exposição a Macau e, nesse enquadramento, surgiu a ideia de conceber um complemento multimédia interactivo de carácter informativo/lúdico que envolva o visitante no contexto histórico relevante para interpretar a exposição.
Tratando-se de um trabalho académico, realiza-se sem compromisso de utilizar o resultado, ficando dependente da decisão dos responsáveis pela exposição.

Objetivo

Como motivo central desta proposta temos a concepção de uma experiência complementar aos conteúdos da exposição, na forma de instalação multimédia interactiva que permitisse a exploração de alguns episódios no contexto do encontro Portugal-China. Resultados concretos a alcançar:
a) estudos das referências e objectos do património histórico, selecção e tratamento de informação, preparação de guião, criação do conceito audiovisual interactivo.
b) design da experiência de interação e produção de protótipo demonstrativo;
c) avaliação da experiência com o protótipo da instalação;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1-M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, references and materials, scientific publications and software review, for the study of the context and problem at hand; detailed characterization of the problem to be solved stating specific goals and requirements; 

A2. (M3 - M4) Design Proposal - conceiving of a design proposal for the specific context, including visual identity, interaction models and user interface draft for the proposed solution, and mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A3. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning or corrections based on evaluations;

A4. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;

A5. (M10 - M11) Statement of Learning - production of thesis with process report and reflection on knowledge production

Condições

Estágio não remunerado.

Observações

NA

Orientador

Licinio Roque
lir@dei.uc.pt 📩