Propostas sem aluno atríbuido MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 04:44:53 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Interfaces Homem-Máquina em aplicações de apoio a pessoas com necessidades especiais

Área Científica

sistemas ubiquos

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A vida das pessoas em situação de dependência é um fenómeno que só num passado recente começou a ganhar visibilidade. Embora não seja um fenómeno novo, no sentido em que sempre existiram pessoas a quem essa condição impedia de realizar autonomamente as actividades da vida diária, a baixa expressividade numérica dessa população contribuiu para a invisibilidade desta questão na esfera pública.
A presente proposta tem por objectivo a concepção e o desenvolvimento de novas interfaces para sistemas de baixo custo baseados na Web, em redes de sensores sem fios e domótica para monitorização e acompanhamento de pessoas com deficiência. Neste contexto, propõe-se a criação de um projecto de investigação de interfaces homem-maquina na aplicação do paradigma da Internet of Things para pessoas com necessidades especiais. Pretende-se, tendo em conta um ambiente de aplicação especifico, embutir esses algoritmos em interfaces que incluirão smartphones, redes de sensores sem fios e páginas Web. Utilizando as novas tecnologias de informação pretende-se encontrar soluções que aproximem, ainda mais, as pessoas portadoras de deficiências ou dependências permanentes do seu cuidador, ao mesmo tempo que ofereçam níveis de autonomia a cada um destes intervenientes. Em tempo real pretende-se oferecer de forma transparente um conjunto de cuidados e serviços que potenciem os recursos do cuidador e do deficiente, e que ofereça simultaneamente, a ambos, um sistema que não só os aproxime, mas que lhes conferira, igualmente, maior autonomia, possibilitando por esta via significativos ganhos sociais.

Objetivo

Em tempo real pretende-se oferecer de forma transparente um conjunto de cuidados e serviços que potenciem os recursos do cuidador e do deficiente, e que ofereça simultaneamente, a ambos, um sistema que não só os aproxime, mas que lhes conferira, igualmente, maior autonomia, possibilitando por esta via significativos ganhos sociais.
Pretende-se que este trabalho se venha a enquadrar ainda no âmbito de uma colaboração com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo da temática e do estado da arte. Levantamento das necessidades das pessoas com necessidades especiais, através de interacção com os prestadores de serviços e os utentes. Análise dos requisitos e das soluções actualmente existentes no mercado.
Data de início: Setembro 2013
Duração estimada: 2 meses

2) Proposta de novas soluções para os interfaces dos sistemas em desenvolvimento.
Data de início: Setembro 2013
Duração estimada: 2 meses

3) Construção de protótipos e integração com as plataformas laboratoriais.
Data de início: Outubro 2013
Duração estimada: 4 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Construção de protótipos e integração com as plataformas laboratoriais.
Data de início: Outubro 2013
Duração estimada: 4 meses

4) Validação e testes.
Data de início: Fevereiro 2014
Duração estimada: 2 meses

5) Avaliação em cenários reais.
Data de início: Abril 2014
Duração estimada: 3 meses

Condições

Estagio não remunerado. O estagiário será integrado numa equipa de projecto que trabalha já nesta temática.

Orientador

Jorge Sa Silva, Pedro Furtado, Nuno Lopes
sasilva@dei.uc.pt 📩