Propostas sem aluno atríbuido MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 17:02:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Fonte Tipográfica: Investigação e Desenvolvimento

Área Científica

Tipografia Digital, História da Tipografia, Design de Comunicação

Local do Estágio

LISBOA

Enquadramento

A presente proposta integra-se nos objectivos definidos pelo projeto desenvolvido pela empresa Barbara Says no âmbito da criação da Identidade do gráfica do projeto ligado ao Modernismo Português. Uma base de dados Museológica sobre um modernista Português.

Objetivo

Trata-se do desenvolvimento de uma família de fontes digitais que parte do conceito original desenvolvido por um autor tipografo vanguardista Português. Este projeto implica a digitalização e subsequente criação de variantes tipográficas digitais partindo de vários espécimenes tipográficos originais impressos. O resultado final irá ser aplicado a publicações específicas e um User Interface digital.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 – Enquadramento teórico e Bibliográfico e Estado da Arte na àrea de tecnologias para digitalização de fontes tipográficas e tipografia digital revivalista e tipografia para ecrã. Preparação de um relatório
Fase 2 – Estudo e aprofundamento dos principais elementos de criação e desenvolvimento de fontes tipográficas e digitais

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 3 – Digitalização, vectorização
Fase 4 – Desenvolvimento de declinações
Fase 5 – Prototipagem e testes de impressão
Fase 6 – Testes de aplicação em papel e ecrã
Fase 7 - Escrita do Relatório
Fase 8 – Apresentação da fonte resultante (Poster ou Demo) num evento de tipografia (TDC, ISTD, ATYPI)

Condições

O estágio será realizado parcialmente no atelier Projecto Próprio Design e Comunicação Lda. (Barbara says...). Podendo ser acordado um plano de trabalho que depende da disponibilidade logística das duas partes. Sendo assim o proponente pode executar o trabalho à distancia e fazer deslocações regulares (semanais ou quinzenais) para reuniões sessões de trabalho ou workshops. O atelier compromete-se a pagar as viagens e um subsídio de refeição nos dias da deslocação.

Orientador

António Manuel Sucena Silveira Gomes
amgomes@dei.uc.pt 📩