Propostas sem aluno atríbuido MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 23:52:06 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

NeuroHab - Definição de imagem e conteúdos de aplicação de reabilitação social para Autismo

Área Científica

Design Gráfico e Multimédia

Local do Estágio

IBILI

Enquadramento

As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são caracterizadas por défices de interação social, défices de comunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. Não existe actualmente cura para o Autismo, o que faz com que intervenções para a reabilitação de competências sociais nesta população tenha um relevo cada vez maior. A realidade virtual permite a simulação de ambientes naturalistas do dia-a-dia dos utilizadores, estabelecendo oportunidades de aprendizagem de competências de um forma segura e controlada.

Vários argumentos sustentam a aplicação de realidade virtual. O facto de ser um ambiente seguro e controlado permite testar actividades que na realidade representam algum risco físico (atravessar a estrada, por exemplo). O facto de ser possível manipular a complexidade dos ambientes, simplificando-os a um nível tolerável para os utilizadores com autismo representa também uma forte motivação para aplicação desta tecnologia nestes indivíduos. Além disso, o facto de se poder ir alterando os ambientes mantendo os conceitos base permite treinar a generalização.

Estão a ser desenvolvidos no IBILI uma série de aplicações com vista à reabilitação de competências sociais no Autismo, agregadas num produto único: o NeuroHab. Foram definidas interfaces de interação que precisam ainda de ser melhoradas e adaptadas às novas aplicações que vão surgindo.

Objetivo

Os objectivos do estágio passam pela continuação da criação e aplicação do design do NeuroHab, uma aplicação de reabilitação de competências sociais no Autismo, tanto no que toca à aplicação como ao website. Um objectivo principal foca-se no sistema de visualização de progresso.

Os objectivos principais passam pela definição e criação de:
- Imagem e conteúdos para o website do projecto;
- Conteúdos textuais, figurativos e sonoros para as novas aplicações, mantendo a congruência com os elementos já existentes;
- Sistema de visualização de progresso, quer do ponto de vista dos técnicos quer do ponto de vista dos próprios utilizadores.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

01-Set a 15-Nov:
- Ambientação com o projecto, a equipa e as tecnologias a usar;
- Levantamento de requisitos.

16-Nov a 31-Des:
- Definição do plano de trabalhos detalhado;
- Criação de mockups para os primeiros conteúdos.

01-Jan a 15-Fev:
- Aplicação e avaliação dos primeiros protótipos funcionais.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

16-Fev a 31-Mai:
- Aplicação, avaliação e integração dos designs e conteúdos finais.

01-Jun a 31-Jun:
- Escrita do relatório de estágio.

Condições

Ao estagiário será fornecido acesso à tecnologia necessária para desempenhar o plano de trabalhos;
Contacto com uma equipa jovem e multi-disciplinar que fornecerá um apoio contínuo ao longo do estágio: engenheiros informáticos, psicólogos, engenheiros biomédicos e terapeutas da APPDA-Coimbra.

Observações

Sem observações.

Orientador

Marco Simões
msimoes@dei.uc.pt 📩