Propostas sem aluno atríbuido MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-23 10:41:46 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Design Gráfico interativo

Área Científica

Design de Interação

Local do Estágio

Rua Alfredo Cunha nr. 37 sala 35 4450-023 Matosinhos, Portugal

Enquadramento

A VisionSpace Technologies é uma empresa que trabalha na industria aeroespacial. Prestamos serviços à Agência Espacial Europeia (ESA), na área de verificação e validação de software crítico. Atualmente estamos a fazer uma forte aposta na área de segurança, com o desenvolvimento de uma ferramenta de visualização de segurança sobre ambientes virtualizados. Estamos a construir a próxima geração de tecnologia de análise de segurança e temos como objectivo tornar a internet num lugar mais seguro para trabalhar, comunicar e divertir.
Atualmente a VisionSpace está a trabalhar num produto de visualização de segurança sobre ambientes virtualizados, já temos um protótipo do produto e estamos muito entusiasmados com a forma como este produto irá redefinir o campo de análise de ameaças em redes informáticas.
Esta dissertação surge na área deste produto de segurança. O objectivo deste trabalho é criar uma nova forma mais clara e intuitiva de visualizar a informação caraterística dos produtos de software.
Todos os produtos de software, incluindo este da VisionSpace, apresentam documentação destinada ao utilizador que vem sempre sob a forma de papel ou documento PDF digital, com o objectivo de ser consumido através da leitura. Estes documentos são regra geral:
- Manuais de utilizador;
- Manuais de Instalação;
- Documentação Legal;
- Marketing do Produto.
O grande objectivo deste trabalho é estudar uma forma de mostrar esta informação que consta sempre num produto de software mas de uma forma que leve os utilizadores a ler a perceber as consequências de utilizar o produto de software.
Técnicas de Sotrytelling são interessantes para explicar problemas complexos de uma forma que motive as pessoas e simples de compreender, portanto seria interessante traçar um caminho de estudo utilizando estas metodologias conhecidas.
O resumo deste tema de tese pode ser feito na seguinte frase: "E se conseguíssemos aplicar técnicas de Visual Thinking e Storytelling a informação aborrecida de ler de produtos de software?"

Objetivo

Esta dissertação está dividida em duas componentes, um de forte cariz teórico e outro dedicado a uma parte mais prática.
Os objetivos desta dissertação são os seguintes:
- Analisar e estudar os métodos e técnicas atualmente usados para representar informação de forma inovadora no que diz respeito a documentação e marketing sobre software;
- Sugerir abordagens para representar a informação referente a documentos e marketing sobre produtos de software de uma forma que o utilizador se sinta mais interessado;
- Desenvolver casos de estudos de representação desta informação em formato vídeo, imagens e novas formas de mostrar este tipo de informação.
- Avaliar o método utilizado, discutir os resultados e comparar com o estado da arte.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Milestone1 (mês 1 to mês 2)
O período da primeira milestone vai ser maioritariamente utilizado para fazer um estudo histórico acerca da importância desta área.
Também durante este período será feita uma pesquisa da bibliografia básica. No fim desta fase um artigo será produzido acerca do
conhecimento adquirido.

Milestone2 (mês 3 to mês 6)
Nesta segunda millestone será analisar o estado da arte e também serão testados os métodos existentes que levam o utilizador a ler mais facilmente este tipo de documentação.
Esta fase pode ser usada para colocar em prática as técnicas aprendidas e fazer um caso de estudo prévio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Millestone3 (mês 7 to mês 8)
Nesta fase serão desenvolvidos os casos de estudo e abordagens para representar a informação de uma forma mais evidente.
Pretende-se que esta implementação seja de cariz tecnológico, com recurso a imagem, vídeo e som.
Para caso de estudo pode ser utilizado um produto da VisionSpace. Nesta fase deve também ser avaliado o método utilizado discutindo os resultados e comparando com o estado da arte.

Millestone4 (mês 9 to mês 11)
Esta última etapa será a mais curta, esta será dedicada principalmente para avaliar e validar os resultados do método implementado, garantindo que tudo o que se propôs foi feito corretamente e que cumpriu os objetivos.

No final, todas as conclusões acerca do trabalho realizado serão escritas na dissertação. Será desejável que, nesta fase o aluno tenha um artigo científico publicado numa conferência internacional da área de Design e Multimédia.

Condições

As pessoas são a base do sucesso da Visionspace. Preocupamo-nos não só as tecnologias que desenvolvemos, mas também o caminho que tomamos para criá-las.
A VisionSpace opera sob um modelo organizacional altamente colaborativo que reconhece e incentiva a liderança em toda a empresa e cuida do indivíduo.
Os membros técnicos da VisionSpace desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologia de software avançada.
Todos os colaboradores trabalham em ambientes de pequenas equipes e pretende-se que interajam com sucesso com os nosso clientes, parceiros e demais colaboradores num ambiente altamente cooperativo e intelectualmente desafiador.
Estamos à procura de pessoas que possam inventar, aprender, pensar, e inspirar. Nós premiamos a criatividade e prosperamos na colaboração.
Oferecemos uma experiência de estágio com uma empresa em rápido crescimento e a oportunidade de se juntar à nossa equipa.
A nossa filosofia, simplesmente, é recrutar uma vez, contratar duas vezes.
A VisionSpace oferece:
- Subsídio de alimentação;
- Subsídio de deslocamento.

Observações

Sem observações.

Orientador

Mário Ulisses Costa
ucosta@visionspace.com 📩