Titulo Estágio
Objetos musicais
Local do Estágio
DEI / CISUC
Enquadramento
“If I were not a physicist, I would probably be a musician. I often think in music. I live my daydreams in music. I see my life in terms of music.” Albert Einstein
A música é um dos meios mais poderosos para a expressão de emoções e sentimentos. Faz parte da cultura da Humanidade desde os seus primórdios, desempenhando um papel fundamental na vida dos povos e dos indivíduos como fator identitário, de fruição individual e coletiva, de estruturação intelectual, marcando ritmos e ritos. A música é expressão de criatividade assumida deste a infância por muitos de nós, habituados a improvisar ritmos e melodias, a imaginar harmonizações, músicas completas. A música é também, contudo, arte que requer longa e difícil aprendizagem para que sejamos capazes de registar por escrito e comunicar, de ler e interpretar o escrito por outros, de executar um instrumento.
O mundo digital tem vindo a encontrar respostas cada vez mais poderosas para os que pretendem exprimir-se musicalmente, mas continua a verificar-se uma lacuna no que respeita à oferta de aplicações interativas que permitam a composição de trechos musicais com alguma complexidade e o controlo da sua execução, de forma criativa e intuitiva, a pessoas com conhecimentos musicais básicos. Neste estágio pretende-se explorar a utilização de objetos físicos na interação.
Objetivo
Pretende-se conceber um sistema interativo que permita a pessoas com conhecimentos musicais limitados exprimir-se musicalmente manipulando objetos físicos equipados com sensores. Embora a forma concreta de manipulação deva ser investigada no estágio, equaciona-se o uso de objetos num tabuleiro, onde os movimentos relativos sejam transformados em operações sobre fontes sonoras. O projeto irá envolver, numa primeira fase, uma investigação sobre sensores e dispositivos de interface de programação simples (de preferência permitindo recurso a uma linguagem como o Processing). Esta fase envolverá também uma aprendizagem sobre recursos computacionais para manipulação de som aplicáveis em composição musical e sua exploração experimental. Numa segunda fase, será concebida uma aplicação informática e respetivo modelo de interação, com subsequente implementação e avaliação.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1 - Revisão de Bibliografia
2 - Investigação sobre sensores e dispositivos de interface
3 - Pesquisa de recursos computacionais adequados, sua experimentação e análise crítica
4 - Esboço de solução informática, incluindo projeto de design de interação
5 - Preparação da proposta de tese
Plano de Trabalhos - Semestre 2
1 - Conceção de aplicação informática
2 - Desenvolvimento da aplicação
3 - Experimentação e análise
4 - Escrita da Dissertação
5 - Escrita de artigo científico
Condições
Trabalho desenvolvido no Cognitive Media Systems Group do CISUC
Possibilidade de bolsa de investigação científica no 2º semestre
Observações
A seleção envolverá análise curricular e entrevista.
Equaciona-se o uso de Processing ou MAX/MSP como ferramentas de desenvolvimento da aplicação.
Orientador
Amilcar Cardoso
amilcar@dei.uc.pt 📩