Propostas de Estágio MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 22:38:59 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Arquitectura Cenográfica e Efémera

Local do Estágio

DARQMDM/DEI

Enquadramento

A arquitectura Cenográfica e Efémera encontra-se actualmente conectada de uma maneira profunda com a industria do ócio. O cinema, a televisão, o teatro, as discotecas, os concertos e os festivais de verão, são alguns dos contextos em que esta arte, cada vez mais tecnológica, se desenvolve.
As tecnologias associadas à Arquitectura Cenográfica e Efémera também têm vindo a alterar-se, sendo dada cada vez maior importância a tecnologias de tridimensionalização rápida, ao video mapping, a estructuras cinéticas e reactivas.

Objetivo

- Compreensão e domínio dos processos contemporâneos de D2A2D (Digital / Analógico / Digital), através da execução de projectos que se iniciam com a modelação paramétrica e programação dos elementos (fase digital inicial) a construir com o auxilio de tecnologias CAD CAM (fase analógica intermédia de materialização) e fusão final em produção video e/ou video mapping (fase digital final de Realidade Amplificada).
- Criação de algoritmos construtivos e simulação das estruturas através de programas de modelação (Rhinoceros), programação explicita (Grasshopper) e animação (Blender, Cinema 4D, 3D Studio Max, Bongo).
- Definir um programa para um curso teórico prático de divulgação tecnológica, aberto a alunos, professores e profissionais de Arquitetura, Design e Engenharias, no qual se realizem construções cenográficas efémeras utilizadas como elementos de convergência de atividades cénicas.
- Criação de um registo multimédia da investigação realizada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Realização de um levantamento dos processos contemporâneos D2A2D (Digital / Analógico / Digital) de criação de arquitetura cenográfica e efémera .
- Programação explicita de modelos paramétricos, cinéticos e/ou reativos (Utilização de Rhinoceros, Grasshopper, Kangaroo, FireFly) utilizando diversas técnicas construtivas.
- Elaboração de mapas filogenéticos dos diferentes modelos.
- Elaboração e defesa de um relatório dos trabalhos realizados e prospectivas (preferencialmente em Inglês, entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Elaboração de pequenos protótipos correspondentes às principais técnicas construtivas.
- Construção de um protótipo elegido à escala 1:1 ou 1:5
- Criação de conteúdos multimédia que incluam o protótipo físico e a sua utilização real ou virtual, utilizando técnicas de visualização de Realidade Amplificada.
- Elaboração e defesa do relatório final dos trabalhos realizados e respectivos conteúdos multimédia (preferencialmente em Inglês, para serem apresentados em ciclos de conferências temáticos).
- Elaboração da dissertação e preparação da apresentação do documento escrito e dos respectivos conteúdos multimédia para a defesa.

Condições

- O orientador realizou um numero vasto de projectos abordando esta temática, podendo por esta razão providenciar alguns modelos que poderão servir de referencia para o trabalho de estágio.
- Acesso ao FABLAB Coimbra - laboratório digital de prototipagem.
- O orientador dará formação pertinente para este programa de estágio no DArq nas cadeiras de Arquitecturas Virtuais e de Modelação e Animação durante o primeiro semestre de 2013/2014 e na cadeira de Expressão Plástica e Multimédia no segundo semestre. Sempre que exista disponibilidade de lugares, o estagiário poderá assistir e participar activamente.

Orientador

-
mail@maurocosta.net 📩