Propostas de Estágio MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-22 16:53:02 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Estudo e Projeto de Aplicação para Utilizadores Seniores com diabetes

Área Científica

Design e Multimédia

Local do Estágio

Av. Emídio Navarro, 81, 2ºB, 3030-150 Coimbra

Enquadramento

A RedLight Software desenvolveu um produto para a monitorização remota de equipamentos (industriais, comerciais, urban furniture, etc.).
Uma versão deste produto já foi colocado online e monitoriza neste momento mais de um milhar de equipamentos urbanos em Paris. Com o alargamento da utilização desta plataforma, e porque na RedLight Software acreditamos que a qualidade do design e da interacção homem-máquina são factores diferenciadores, pretende-se com este estágio um estudo sério e aprofundado das questões de interacção envolvidas numa plataforma desta natureza e a construção de uma proposta inovadora, nas suas vertentes funcional e gráfica.

O estudo irá envolver uma primeira fase de compreeensão do problema (aquisição de conceitos do domínio –telemetria– e construção de um glossário de conceitos; levantamento de requisitos em diálogo com os utilizadores; e um esboço de modelização das tarefas/actividades envolvidas).

Consideramos esta etapa como uma das mais importantes em termos de objectivos. O que esperamos como entregáveis desta fase é:
1. Uma definição clara dos problemas a resolver;
2. Uma identificação clara das pessoas que têm esses problemas e que vão utilizar o sistema a construir
3. Ideias germinais e protótipos que tenha feito mas sobretudo uma maqueta ou maquetas (funcionais ou não) das suas propostas de solução.
4. Ideias claras sobre como resolver os problemas estudados (que podem ser ou não os que lhes demos no início. Provavelmente serão muitos mais e diferentes.
5. Uma lista essencial dos (famosos) requisitos do sistema a construir.

Numa segunda fase ir-se-á avançar para a proposta de soluções de interacção com o sistema tendo presente os diferentes papéis desempenhados pelos vários intervenientes (desde utilizadores finais a administradores). Esta fase envolverá a modelização dos interfaces (primitivas de interacção) e respectiva prototipagem, e modelização dos conteúdos da interacção. Após esta fase será desenhada a imagem gráfica do sistema.

Numa terceira fase o(a) estagiário(a) irá acompanhar a equipa de desenvolvimento realizando a modelização das interacções concretas e a sua contextualização operacional. Os pontos-chave desta fase serão as inspecções de usabilidade à entrada do desenvolvimento e saída do desenvolvimento.

Á saída da construção da aquitectura de software da solução e construção, esperamos o envolvimento do(a) estagiário(a) na elaboração dos testes técnicos e testes de usabilidade. Os testes técnicos são os que vêm da engenharia (espera-se só uma revisão) e os testes de usabilidade (apenas) para fine-tunning. Não se esperam grandes transformações nessa fase. Apenas verificar que tudo está implementado como devia e que tudo funciona como esperado. Não é nesta fase que esperamos se vá melhorar a usabilidade porque todas as decisões de design que foram tomadas muito antes e a fidelidade da construção ao projecto é que determinaram as qualidades de usabilidade do produto. 


Todas estas actividades são ortogonais à escrita do relatório de estágio académico, para o qual recomendaremos uma abordagem continua assente num log de actividades propício à reflexão.

Objetivo

O objectivos fundamental do estágio é a invisibilidade do interface.
Acreditamos que o interface perfeito não é percebido como tal pelos diversos utilizadores, nos múltiplos papéis que desempanham. O sistema simplesmente está lá, pronto para ser usado.
Tal como hoje, ao entrar numa divisão e a luz se acende automaticamente, o utilizador não tem sequer consciência do sensor de presenças, na sua orientação e calibração, na instalação eléctrica, na potência envolvida ou nos sistema de distribuição de energia, assim deverá ser o interface perfeito: invisível, fundido na realidade envolvente, prestando o serviço que dele se espera. Em vez de tecnologia, o foco deste estágio deverá ser no objectivo de interacção que se pretende realizar.

Em termos concretos os entregáveis identificados serão os documentos resultantes de cada uma das actividades/etapas do estágio:

Glossário de conceitos do domínio.
Documento de requisitos resultante do diálogo com os utilizadores;
Modelos das tarefas/actividades
Modelos dos interfaces (primitivas de interacção);
Protótipos
Modelos dos conteúdos da interacção
Modelos das interacções em concreto
Descrição do contexto operacional
Testes e resultados da inspecção de usabilidade (entry)
Report das Arquitecturas e notas de apoio à construção
Testes e resulados da inspecção de usabilidade (exit)

Relatório final do interface da plataforma e da experiência de estágio (relatório pedagógico em rigor não é um entregável de projecto, mas das obrigações académicas).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Aquisição de conceitos do domínio (telemetria) e construção de um glossário de conceitos.
Levantamento de requisitos em diálogo com os utilizadores;
Modelização de tarefas/actividades
Modelização dos interfaces (primitivas de interacção);
Prototipagem

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Modelização dos conteúdos da interacção
Modelização das interacções em concreto
Contextualização operacional
Inspecção de usabilidade (entry)
Iteração Arquitecturas e apoio na construção
Inspecção de Usabilidade (exit)
Relatório final do interface da plataforma e da experiência de estágio

O estágio em causa está enquadrado na área genérica de design de usabilidade. O processo a adoptar será o proposto por Larry Constantine e descrito em “Sofware for Use”, (Addison-Wesley Professional;ISBN-13: 978-0201924787), sendo os artefactos a entregar por cada fase os definidos na metodologia.

Condições

A RedLight Software é uma dinâmica startup de engenharia de software com foco na usabilidade. Será disponibilizado um posto de trabalho e acesso à internet. Caso o estagiário o deseje, ser-lhe-á disponibilizado um computador portátil de última geração (i7), com écran de 17” (não-Mac). Não consideramos contudo o hardware um factor essencial neste estágio, mas antes a capacidade de escutar os utilizadores finais, abstrair a essência da sua interacção com o sistema, e a capacidade de adoptar elementos gráficos que sejam simultaneamente esteticamente agradáveis e funcionalmente expressivos.
O ambiente de trabalho é informal, e situa-se em frente ao jardim da cidade de Coimbra, com vista para o rio convidando a longos passeios de reflexão. Oferecemos um problema complexo portanto estimulante, um ambiente de trabalho informal mas rigososo, e sobretudo uma equipa que desafia o ambiente depressivo nacional.

Observações

Elementos Adicionais: os(as) candidatos(as) a este estágio serão convidados para uma entrevista presencial. A RedLight Software reserva-se o direito de não atribuir o estágio.

Orientador

Miguel Antunes com co-orientação activa de Mário Zenha-Rela
mantunes@redlightsoft.com 📩