Propostas de Estágio MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 17:18:45 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de visualização e interacção de

Área Científica

Visualização e Design de Interacção

Local do Estágio

Dognædis

Enquadramento

A Dognædis, enquanto empresa de Segurança da Informação, entede a vantagem competitiva que representa a percepção da Inteligência de Negócio. Para tal fornece serviços de pesquisa e recolha de informação, cujos resultados são apresentados enquanto relatórios estáticos e descritivos. Propõe-se que o aluno implemente uma ferramenta de visualização de grandes quantidades de informação, de diferentes categorias relacionando-as. Para além desta faceta a solução deverá permitir a "chegada" gradual da informação, assim como aplicar filtros ou efectuar pesquisas sobre esses mesmos dados. É da competência do aluno realizar todo o trabalho de idealização da estrutura de apresentação dos dados, criação de ícones e interfaces de interacção.

Objetivo

Criar um modelo de interacção e apresentação de dados provenientes de diferentes fontes de informação. O sistema deverá ser capaz de integrar grandes quantidades de informação, permitindo ao utilizador interagir com os dados (aplicação de filtros ou "mouse inputs", por exemplo). Um dos requisitos da aplicação a desenvolver é a necessidade de apresentar os dados de forma progressiva ( a informação é apresentada e estruturada à medida que vai sendo descoberta) alertando o utilizador para a descoberta dessas novos resultados.

A aplicação a desenvolver deverá ser compatível com a grande de maioria dos sistemas operativos e browsers.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Levantamento de Requisitos (1 mês)
- Estudo de plataformas existentes para visualizar grandes quantidades de informação (1 mês)
- Escolha de tecnologias a utilizar (1 mês)
- Criação de "mockups" (1 meses)
- Escrita de relatório intermédio (1 mês)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Criação do material de suporte ao nível da imagem da aplicação (1 mês)
- Desenvolvimento da aplicação (2 meses)
- Fase de testes e validação (1 mês)
- Escrita do relatório final

Condições

A Dognaedis apoiará o estagiário através da atribuição de um prémio calculado com base nos objectivos cumpridos e mérito. O prémio terá um tecto máximo de 2000€, sendo que é calculada e atribuída uma das seguintes parcelas: 25%, 50%, 75%, ou 100%;

Orientador

André Pinheiro
ampp@dognaedis.com 📩