Propostas de Estágio MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 00:22:32 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Visualização de dados e design de Informação

Área Científica

Visualização de dados e design de Informação

Local do Estágio

Rua Alfredo Cunha nr. 37 sala 35 4450-023 Matosinhos, Portugal

Enquadramento

A VisionSpace Technologies é uma empresa que trabalha na industria aeroespacial. Prestamos serviços à Agência Espacial Europeia (ESA), na área de verificação e validação de software crítico. Atualmente estamos a fazer uma forte aposta na área de segurança, com o desenvolvimento de uma ferramenta de visualização de segurança sobre ambientes virtualizados. Estamos a construir a próxima geração de tecnologia de análise de segurança e temos como objectivo tornar a internet num lugar mais seguro para trabalhar, comunicar e divertir.
Atualmente a VisionSpace está a trabalhar num produto de visualização de segurança sobre ambientes virtualizados, já temos um protótipo do produto e estamos muito entusiasmados com a forma como este produto irá redefinir o campo de análise de ameaças em redes informáticas.
Esta dissertação surge na área deste produto de segurança. O objectivo deste trabalho é criar uma nova forma mais clara e intuitiva de visualizar a informação que este produto de segurança apresente aos utilizadores.
Este produto da VisionSpace produz uma quantidade gigantesca de dados e por consequência a tarefa de mostrar informação não é trivial e requer um estudo aprofundado.

Objetivo

Esta dissertação está dividida em duas componentes, um de forte cariz teórico e outro dedicado a uma parte mais práctica.
Os objectivos desta dissertação são os seguintes:
- Analisar e estudar os métodos e técncias actualmente usados para mostrar grandes quantidades de informação;
- Trabalhar em conjunto com os designers da VisionSpace para viabilizar métodos e técnicas para mostrar informação;
- Desenvolver estudos e abordagens para representar a informação de uma forma mais clara e intuitiva.
- Avaliar o método utilizado, discutir os resultados e comparar com o estado da arte.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Milestone1 (mês 1 to mês 2)
O período da primeira milestone vai ser maioritariamente utilizado para fazer um estudo histórico acerca da importância desta área.
Também durante este período será feita uma pesquisa da bibliografia básica. No fim desta fase um artigo será produzido acerca do
conhecimento adquirido.

Milestone2 (mês 3 to mês 6)
Nesta segunda millestone será analisar o estado da arte e também serão testados os métodos criados para uma melhor apresentação da informação.
Será importante trabalhar em conjunto com os designers da empresa para que dessa forma se consiga viabilizar os métodos e técnicas para mostrar grandes quantidades de informação para o nosso produto. Esta fase pode ser usada para colocar em prática as técnicas aprendidas e fazer um caso de estudo prévio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Millestone3 (mês 7 to mês 8)
Nesta fase serão desenvolvido estudos e abordagens para representar a informação de uma forma mais evidente, reforçando todo o trabalho efetuado com os designers no decorrer do 1º semestre. Será ainda avaliado o método utilizado discutindo os resultados e comparando com o estado da arte.

Millestone4 (mês 9 to mês 11)
Esta última etapa será a mais curta, esta será dedicada principalmente para avaliar e validar os resultados do método implementado, garantindo que tudo o que se propôs foi feito corretamente e que cumpriu os objetivos.

No final, todas as conclusões acerca do trabalho realizado serão escritas na dissertação. Será desejável que, nesta fase o aluno tenha um artigo científico publicado numa conferência internacional da área de design.

Condições

As pessoas são a base do sucesso da VisionSpace. Preocupamo-nos não só as tecnologias que desenvolvemos, mas também o caminho que tomamos para criá-las.
A VisionSpace opera sob um modelo organizacional altamente colaborativo que reconhece e incentiva a liderança em toda a empresa e cuida do indivíduo.
Os membros técnicos da VisionSpace desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologia de software avançada.
Todos os colaboradores trabalham em ambientes de pequenas equipes e pretende-se que interajam com sucesso com os nosso clientes, parceiros e demais colaboradores num ambiente altamente cooperativo e intelectualmente desafiador.
Estamos à procura de pessoas que possam inventar, aprender, pensar, e inspirar. Nós premiamos a criatividade e prosperamos na colaboração.
Oferecemos uma experiência de estágio com uma empresa em rápido crescimento e a oportunidade de se juntar à nossa equipa.
A nossa filosofia, simplesmente, é recrutar uma vez, contratar duas vezes.
A VisionSpace oferece:
- Subsídio de alimentação;
- Subsídio de deslocamento.

Observações

Sem observações.

Orientador

Mário Ulisses Costa
ucosta@visionspace.com 📩