Colocações MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-16 13:09:38 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Instalação de vídeo interativa

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A instalação de vídeo é uma forma de arte contemporânea que combina tecnologia de vídeo com arte de instalação, fazendo uso de todos os aspetos do ambiente em redor para interagir e afetar o público. A sua popularidade tem vindo a aumentar nos últimos tempos à medida que as tecnologias de produção de vídeo se têem tornado mais acessíveis.
Hoje, a instalação de vídeo é omnipresente e visível numa variedade de ambientes de galerias e museus a um campo expandido que inclui o trabalho em paisagens urbanas ou industrial. Uma das principais es- tratégias utilizadas por artistas de vídeo é a incorporação do espaço como um elemento fundamental na estrutura narrativa. Dessa forma, a conhecida narrativa linear cinematográfica está espalhada por todo o espaço criando um ambiente imersivo. Nesta situação, o espectador tem um papel ativo como ele / ela cria a seqüência narrativa, evoluindo no espaço. Às vezes, a idéia de um público participativo é esticado ainda mais na instalação de vídeo interativo. Outras vezes, o vídeo é exibido de forma a que o espectador torna- se parte do enredo como um personagem de um filme.

Objetivo

Pretende-se criar uma instalação de vídeo, que em conjunto com uma câmara ou dispositivo kinect, o visualizador interage com a o vídeo que está a ser projetado. A projeção do vídeo estará numa estrutura es- pecífica que permita fazer o mapeamento para video-mapping. Numa primeira fase, o projeto irá consistir em planear e projetar o espaço na qual a instalação será feita, bem como desenvolver o conceito e o tema para o vídeo que será projetado. Posteriormente, serão feitos testes com a câmara kinect para programar a deteção de pessoas e interagir com a projeção. Numa segunda fase, será concebido o vídeo na íntegra bem como a construção da estrutura e criação da instalação. No final, é pretendido que a instalação seja aberta ao público e exposta a qualquer pessoa.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1 - Revisão da bibliografia e estudo da arte.
2 - Investigação sobre modelos de instalações de vídeo.
3 - Pesquisa sobre interação com câmara kinect.
4 - Conceito e tema do vídeo a ser apresentado definido.
5 - Esboço e/ou protótipo da instalação de vídeo a criar.
6 - Preparação da proposta de tese.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

7 - Desenvolvimento da estrutura para video-projeção.
8 - Desenvolvimento do vídeo para exposição.
9 - Experimentação e análise da instalação.
10 - Exposição da instalação.
11 -Escrita da dissertação.

Condições

Trabalho desenvolvido nas instalações do DEI/DARQ.

Observações

Pretende-se no final do projeto fazer a exposição num local ainda por defenir.

Orientador

Professor Mauro Costa
couceiro@dei.uc.pt 📩