Colocações MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 12:58:47 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Vida e Obra do Pintor Cruz Louro

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

O Homem faz História alicerçando a sua evolução na dicotomia antigo vs moderno, passado vs futuro. Desde sempre que os momentos de ruptura foram palco de grandes debates entre os velhos e os novos. Vivemos num mundo em que se desvalorizam os cânones estéticos do passado, faz-se a apologia do hoje em detrimento do ontem. Vemos o nosso património artístico, arquitectónico e natural degradado, preterido, esquecido. Mas, sem passado, não há presente nem futuro. Por isso, prezar o nosso património e divulgá-lo é criar âncoras históricas para um futuro melhor.
É neste contexto que surge esta proposta de tese: a criação de meios para a divulgação da vida e obra do pontor Cruz Louro.

Nas minhas horas vagas e, apenas para aIimentar o meu espírito, satisfazendo assim a necessidade com que procurava completar-me, pintava ou desenhava. Sem saber porquê, a pouco e pouco fui abandonando os pinceis e as tintas, ficando apenas com o Iápis e a tinta da China. Sem qualquer preocupação de seguir uma escoIa ou imitar A, B ou C, seguia indiferentemente ao que no Mundo se desenroIava nos variadíssimos campos das Artes PIásticas, o meu caminho ou destino, sem qualquer ambição ou preocupação que não fosse aquela de conseguir realizar aquilo que os meus olhos viam e os meus sentidos apreciavam. A Beleza estava em todos os Iados para onde me voItasse e, a minha maior ambição, era a de transmitir ao papeI, tudo quanto via e sentia, sem a transfigurar, sem mentir, sem fugir à Verdade. Queria ser descritivo, queria ser mais do que um escritor ou um poeta; queria, enfim, que os meus desenhos falassem e contassem aos vindouros, à História, pela imagem, por onde passei e pelo que desenhei.
Francisco da Cruz Louro Autobiografia em Álbum Ilustrado - Terras de Portugal, 1973.

A obra de Cruz Louro, através do desenho à pena, do natural, traduz apenas o amor que sempre nutriu pelo seu país - Portugal - bem como pelas colónias ultramarinas onde viveu: Antigo Estado da Índia e Moçambique. A sua afeição à Pátria, e em particular à sua terra natal, Aldeia Nova de São Bento, levou-o a dedicar os seus últimos anos, em exclusivo, a um trabalho árduo e solitário de consolidação de um espólio artístico que pudesse ser motivo de orgulho da sua Aldeia e do seu Alentejo: “Vereis amor da pátria, não movido / De prémio vil, mas alto e quase eterno; / Que não é prémio vil ser conhecido / Por um pregão do ninho meu paterno.” (Luís de Camões, Os Lusíadas, canto I, estrofe 10, vv 1-4).

Objetivo

Trabalho de arquivo sobre a obra do pintor. Criação de um sistema de identidade Cruz Louro, que possa ser desdobrado para várias utilizações (colecção de postais, casa museu, website). Apresentação do manual de normas da marca. Construção de um website coeso com a imagem desenvolvida para a identidade, onde se possa tomar conhecimento da vida e obra do pintor. Todos os trabalhos deverão ser desenvolvidos de forma eficaz, respeitando o estudo do estado da arte e os conhecimentos obtidos ao longo deste curso.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e estado da arte;
Fase 2 - Escolha e estudo dos elementos a pesquisar;
Fase 3 - Desenvolvimento inicial da identidade;
Fase 4 - Desenvolvimento inicial de layouts estáticos;
Fase 5 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 6 - Trabalho de arquivo: recolha de obras, textos, datas, etc;
Fase 7 - Finalização da identidade;
Fase 8 - Testes de utilização do website, prototipagem em papel;
Fase 9 - Construção do website;
Fase 10 - Escrita da Dissertação.

Condições

--

Observações

--

Orientador

Alice Geirinhas
malice@dei.uc.pt 📩