Colocações MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 09:37:21 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

A guitarra elétrica como interface para criação de imagens

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A relação entre música e design é assunto constante de investigações, onde busca-se perceber as influências que uma área exerce sobre a outra. Além das questões conceptuais envolvendo a criação de imagens como suporte para a música, através de material gráfico que complementam um produto, como um álbum, um website, ou um cartaz para um concerto, percebe-se um esforço para o caminho inverso: a visualização da música através da imagem. Busca-se como este projeto uma outra abordagem, que venha a agregar estes dois paradigmas, onde um instrumento elétrico e analógico se torne a interface para a composição de imagens.

Objetivo

A proposta busca investigar interações e utilizações de instrumentos musicais elétricos e analógicos, nomeadamente a guitarra elétrica, como ferramenta criativa para o desenvolvimento de imagens generativas através do envio do sinal sonoro.
O presente projeto visa conceber um pedal de efeitos visuais, através do desenvolvimento com tecnologias como o Arduino, e uma aplicação capaz de gerar resultados gráficos em tempo real a partir do sinal sonoro. Pretende-se perceber os limites desta interação, equacionar soluções gráficas que contribuam para um resultado plausível e coerente. Nota-se que o objetivo não é visualizar a música ou as notas através de gráficos, mas utilizar um instrumento que sofre interferência direta da ação do corpo, como as variações da dinâmica das mãos de quem está tocando, as variações dos timbres, ganho e volume, para produzir artefatos únicos que podem ser utilizados em concertos em tempo real, em materiais gráficos de um músico ou como forma de expressão artística.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte.
Fase 2 - Levantamento de requisitos
Fase 3 - Análise das soluções tecnológicas a adoptar
Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 – Desenvolvimento, teste e validação de protótipo.
Fase 6 - Desenvolvimento de solução de acordo com proposta de dissertação e resultados da fase 5.
Fase 6 - Testes de usabilidade.
Fase 7 - Escrita da Dissertação.

Condições

--

Observações

--

Orientador

--
info@dei.uc.pt 📩